Página inicial > Notícias > Grupo de pesquisa da UFABC participa de artigo da Science sobre o desenvolvimento dos cérebros humano e neandertal

Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 17h00

Pesquisadores do Laboratório de Neurogenética da UFABC são autores do artigo Reintroduction of the archaic variant of NOVA1 in cortical organoids alters neurodevelopment (‘Reintrodução da variante arcaica NOVA1 em organoides corticais altera o neurodesenvolvimento’, em tradução livre), publicado na Revista Science no dia 12 de fevereiro. Além do Prof. Dr. Alexandre Kihara, orientador dos programas de pós-graduação Neurociência e Cognição e Biossistemas da UFABC, outros dois pesquisadores da UFABC, que realizam pós-doutorado sob sua supervisão, são coautores do trabalho: Dr. Fernando da Silva Borges e Dra. Mariana Sacrini Ayres Ferraz.

Considerada um exemplo de ‘neuroarqueologia’, a pesquisa revelou indícios do que distingue as espécies humana e neandertal quanto ao desenvolvimento dos neurônios. Em resumo, a partir da inserção da variante arcaica do gene NOVA1 em células-tronco de pluripotência induzida, foi possível observar diferenças no surgimento de neurônios, assim como na comunicação estabelecida entre eles, durante a formação e crescimento de organoides cerebrais (ou minicérebros). O estudo indicou que os organoides cerebrais dos neandertais e denisovanos (espécies extintas de hominídeos) amadurecem mais depressa do que o do ser humano moderno, formando uma rede de conexões mais complexa.

Desde sua publicação, o referido artigo científico tem sido objeto de ampla divulgação e repercussão na imprensa nacional e internacional*, em virtude do seu alto impacto em diversas áreas do conhecimento. “Realmente, a repercussão tem sido grande. Ao redor do mundo, há matérias sendo publicadas em diversos idiomas, como francês, mandarim, espanhol, etc. O estudo abre perspectivas importantes em várias áreas do conhecimento, não apenas na neurociência, sendo o resultado de um esforço conjunto envolvendo várias instituições”, cita o professor. Além da UFABC, o grupo de autores é composto por pesquisadores dos Estados Unidos (University of California, University of Washington e Seattle Children’s Research Institute), Inglaterra (Imperial College London) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O professor Kihara evidencia a importância da participação da UFABC nesse trabalho, e do diferencial que a abordagem interdisciplinar praticada na Universidade pode agregar em pesquisas dessa natureza. “A contribuição da UFABC foi muito relevante. Tenho comentado com alunos de nossa graduação que a formação na UFABC permite a realização deste tipo de pesquisa, não apenas pela possibilidade de acesso às disciplinas de neurociência ou biologia, mas também pelo conteúdo de disciplinas obrigatórias. A formação em nossa graduação e pós-graduação são diferenciais para este tipo de pesquisa de altíssimo impacto e repercussão”, afirma.

*Exemplos:

- Nature: Neanderthal-like ‘mini-brains’ created in lab with CRISPR

- The New York Times: Tiny Blobs of Brain Cells Could Reveal How Your Mind Differs From a Neanderthal’s

- CNN: Neanderthal genes can change clusters of human brain tissue, scientists find