Página inicial > Notícias > Grupo de pesquisa desenvolve game educativo sobre estrutura da matéria

Grupo de pesquisa desenvolve game educativo sobre estrutura da matéria

Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2010, 13h21

Disposto a fazer com que estudantes do Ensino Médio possam compreender mais da estrutura elementar da matéria do que o disponível na tabela periódica, um grupo de pesquisadores do São Paulo Regional Analysis Center (SPRACE) decidiu elaborar um game educativo . "A idéia inicial era fazer um jogo de tabuleiro. Como quase ninguém os joga hoje em dia, o projeto evoluiu para um game", afirmou o professor da UFABC Eduardo Gregores, um dos responsáveis pelo projeto.

A trama do jogo é simples: uma espaçonave captura partículas para a formação de uma atmosfera em um planeta distante. Em cada fase, novos conceitos da moderna estrutura da matéria são apresentados ao aluno jogador.

A idéia de desenvolvimento do game é parte de um amplo projeto de divulgação de temas relacionados à física de partículas em escolas do ensino médio. Uma das atividades do SPRACE foi distribuir cartazes da moderna estrutura elementar da matéria em instituições de ensino do antigo segundo grau em todo o país. "É importante levar aos estudantes informações sobre terminologias que são ignoradas pela maioria das pessoas", afirmou Gregores.

28/5/2010