Página inicial > Notícias > IEEE promove competição de robôs Lego na UFABC

IEEE promove competição de robôs Lego na UFABC

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2009, 11h33
Uma competição de robôs Lego será realizada na sexta-feira (5) a partir das 13 horas, no 11º andar do Bloco B da UFABC, em comemoração aos 125 anos do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers). Serão formadas 16 equipes, com quatro componentes cada uma, para a competição. Os participantes serão todos alunos da universidade, matriculados na graduação ou na pós-graduação.

No dia da prova, a UFABC cederá um kit da Lego aos competidores. Haverá ainda um treinamento dado pelo aluno André Foster, um dos vencedores da corrida de robôs na última edição do Campus Party, a respeito da montagem dos kits eletrônicos e programação do software. Os participantes terão aproximadamente uma hora para preparar seus equipamentos.

O objetivo da disputa será montar um robô capaz de retirar latinhas dispostas dentro de uma determinada circunferência no menor tempo possível. Cada equipe terá dois minutos para cumprir a tarefa.

Os dois companheiros de Foster na vitória no Campus Party - Thiago Angelini e Thiago Ribeiro - também participam da organização do evento. Para agilizar as provas, haverá duas arenas onde as equipes farão a disputa. Todos os 64 alunos inscritos receberão um certificado de participação ao final da competição.

"A grande vantagem dessa competição é que, de certa forma, ela é uma maneira divertida de aplicar os conhecimentos obtidos na sala de aula, uma vez que envolve o desenvolvimento das habilidades técnicas de cada um e o trabalho em equipe. O estudante traça a estratégia e programa os robôs," disse a professora Patrícia Leite, uma das conselheiras do ramo estudantil do IEEE na UFABC.

/2009