Página inicial > Notícias > Informe ProAP: Sobre Restaurante Universitário e retorno presencial

Informe ProAP: Sobre Restaurante Universitário e retorno presencial

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2022, 11h06

Estimada comunidade universitária,

Sobre a atual situação do Restaurante Universitário da UFABC, informamos os seguintes pontos:

Redução dos impactos da ausência do RU no retorno presencial

• Nesta semana, em reunião aberta com entidades estudantis da UFABC, a Reitoria e da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) informaram que, em virtude das razões que serão reiteradas neste comunicado, o Restaurante Universitário estará inoperante, nos dois campi, no momento do retorno às aulas presenciais da Universidade.
  • Para reduzir os impactos da ausência do RU no retorno presencial, neste momento, foram tomadas as medidas paliativas que já estavam previamente acordadas com as entidades estudantis. Assim, a comunidade contará com a seguinte alternativa de oferta de alimentação: as cantinas localizadas nos dois campi conseguiram negociar um valor mais acessível para oferta de marmitas à comunidade universitária em que cada marmita custará R$11,00 (não inclusos neste valor: talheres, suco e sobremesa).
  • Para evitar custos adicionais com aquisição de talheres descartáveis na cantina e reduzir a produção de lixo, sugerimos que sejam trazidos talheres próprios.
  • Também no sentido de amenizar as consequências desta situação, os refeitórios dos restaurantes dos dois campi estarão disponíveis e equipados com microondas para realização e aquecimento de refeições. Vale lembrar que o pagamento do Auxílio Alimentação Excepcional para discentes permanece vigente, de acordo com os critérios estabelecidos pela PROAP.

Informações adicionais sobre contratação do serviço de RU

• Desde antes da definição do retorno presencial, em abril de 2022, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) vem encaminhando as devidas tramitações para garantir a contratação da prestadora deste serviço à comunidade UFABC.
  • Mesmo com todos os termos de contratação adiantados, a abertura do processo para ampla concorrência dependia da confirmação de que o retorno às atividades presenciais seria integral. Isso porque as informações quantitativas sobre o número de pessoas que circulam diariamente nos campi, assim como, a estimativa diária de refeições, são variáveis definidoras para precificação deste serviço e fundamentais para garantir interesse das empresas em participarem do processo licitatório.
  • Na última semana, aconteceu a etapa de escolha da empresa e a proposta vencedora, de acordo com os critérios estabelecidos no processo, incluindo menor preço, foi a apresentada pela empresa Real Food, que deve fornecer as refeições pelo valor integral de R$14,88, cada uma (incluindo suco e sobremesa), sobre o qual será aplicado o subsídio de 60% para discentes.
  • Na segunda-feira, 30 de maio, o contrato com a Real Food foi formalizado em 30/5 e, a empresa se reunirá com as equipes administrativas e de Nutrição da UFABC para definir oprazo de início de sua prestação de serviço na Universidade.
  • Somente a partir do início da operação do RU, o serviço de fornecimento de marmitas poderá vir a ser suspenso. O acordo firmado com as cantinas tem prazo oficial até 17/9 e só pode ser interrompido antes da data estipulada mediante comum acordo.

Informações sobre oferecimento do Auxílio Alimentação excepcional

• Desde a suspensão das atividades presenciais, as pessoas beneficiárias do Auxílio Alimentação passaram a receber o valor de R$13,50 por refeição (Auxílio Alimentação Excepcional), de acordo com o perfil selecionado na homologação do auxílio.
  • Para que conseguíssemos fornecer o auxílio nesse valor para todas as pessoas beneficiárias, foi necessário realocar o valor do subsídio anteriormente pago à empresa do restaurante universitário.
  • Durante o 2º quadrimestre, as pessoas beneficiárias do Auxílio Alimentação Excepcional, juntamente com as pessoas beneficiárias de outros auxílios do edital anual da PROAP, seguirão recebendo o valor de R$13,50 por refeição. As pessoas incluídas nesse benefício foram enquadradas no perfil 2, com subsídio de uma refeição por dia.
  • O valor da marmita oferecida à comunidade é fixo, não há desconto para estudantes bolsistas, que são beneficiários do auxílio. O que haverá será a manutenção do pagamento do Auxílio Alimentação excepcional até o início da operação do RU.

Vale reiterar que a UFABC, assim como a maior parte da sociedade brasileira, está lidando com consequências gravíssimas da inflação nos produtos alimentares e dos cortes orçamentários no serviço público. No âmbito da administração universitária, é preciso reiterar que essas abruptas limitações no orçamento têm deixado cada vez mais complexa a tarefa de garantir as bases para a inclusão e para a permanência estudantil, o que continua sendo prioridade nas diretrizes orçamentárias.

Com o compromisso de manter a comunidade universitária atualizada sobre o assunto e de sempre buscar construir caminhos coletivos para lidar com momentos de dificuldades, agradecemos a compreensão de todas e todos.

Continue acompanhando os canais oficiais de comunicação da UFABC.

Seguimos à disposição.

Cordialmente,