Página inicial > Notícias > Informe Reitoria: Reforço nas medidas de contenção do novo Coronavírus diante do aumento de casos

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h34

Estimada comunidade universitária,

Nos últimos dias, as autoridades epidemiológicas e de saúde pública têm alertado a sociedade acerca do aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. A Reitoria da UFABC, respaldada pelas informações geradas pelo Núcleo de Monitoramento e Testagens da Universidade, segue acompanhando atentamente a situação no âmbito institucional. Na última semana, o Núcleo enviou um informe para toda comunidade universitária, indicando o aumento na porcentagem de resultados positivos nos testes para SARS-Cov-2 realizados na UFABC, e reiterando as recomendações para contenção do vírus.

Diante deste reconhecido e noticiado aumento de casos no país, a Reitoria reforça, à comunidade universitária da UFABC, a recomendação do uso de máscaras de alta filtragem (do tipo PFF-2, N95), principalmente nos ambientes fechados ou com muitas pessoas, e as demais orientações do Núcleo de Monitoramento e Testagens:

• É de fundamental importância para o devido acompanhamento a realização da testagem semanal por servidores, usando os kits disponíveis nos locais habituais, nas entradas de prédios de nossos campi,
  • e é crucial a atenção de todas e todos no sentido de manterem em dia os devidos reforços vacinais, à medida que as doses sejam disponibilizadas pelos órgãos governamentais competentes.

As atividades presenciais da UFABC, acadêmicas e administrativas, seguem ocorrendo conforme o planejamento dos últimos meses. Lembramos que, recentemente, a Reitoria atualizou, por meio de portaria, as orientações e normas de biossegurança nos campi da UFABC. Nas Portarias nº 2880/2022 e nº 2882/2022, publicadas no Boletim de Serviço nº 1189, de 25 de outubro de 2022, encontram-se todos os detalhes sobre os protocolos de biossegurança e sobre os procedimentos que devem ser adotados por membros da comunidade universitária, inclusive no caso de resultado positivo na testagem para COVID-19.

Contamos com os cuidados constantes de todas e todos para garantir um ambiente seguro e respaldado pela ciência e pelas práticas voltadas ao bem comum.

Cordialmente,

Universidade Federal do ABC