Página inicial > Notícias > Iniciativa de divulgação das ciências polares InterAntar UFABC é destaque na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 09h24

Desde 2013, o programa da UFABC "InterAntar: Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Comunicação e Mediação das Ciências Polares", coordenado pela docente Sílvia Dotta, do Centro de Matemática Computação e Cognição (CMCC), tem atuado na divulgação das ciências antárticas no Brasil. A ação conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC (PROEC UFABC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa promove cursos de formação de professores para a inserção das regiões polares no currículo da Educação Básica, dando enfoque ao uso de tecnologias educacionais, através da produção de vídeos, podcasts e jogos educativos.

Neste ano, o InterAntar UFABC esteve presente na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que aconteceu entre os dias 16 e 22 de outubro de 2023, sob o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento é considerado uma das principais iniciativas de popularização e difusão do conhecimento científico e tecnológico do país. Em seu estande, o projeto ensina para os visitantes sobre as regiões polares, divulgando materiais didáticos e reforçando a necessidade do ensino sobre esses territórios.

Na quinta-feira, dia 19, a equipe de extensionistas, João Gabriel Teixeira e Keise Carvalho, representando o InterAntar, contou com a visita da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e da Ministra do MCTI, Luciana Santos, que receberam materiais do programa, e ouviram sobre a importância do ensino sobre as ciências polares. Com muita alegria, Janja e a Ministra responderam se "urso-polar come pinguim?" - título de um dos livros do projeto.

iniciativa de divulgacao das ciencias polares interantar ufabc e destaque na 20 semana nacional de ciencia e tecnologia foto 03

iniciativa de divulgacao das ciencias polares interantar ufabc e destaque na 20 semana nacional de ciencia e tecnologia foto 04

Conheça mais sobre o InterAntar no site: interantar.com

InterAntar citado em notícia do MCTI: 20ª SNCT: Ministra Luciana Santos recebe primeira-dama Janja da Silva na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Na visita aos estandes, elas conversaram com expositores e estudantes