Página inicial > Notícias > Inscrições do PDPD vão até 19 de agosto

Inscrições do PDPD vão até 19 de agosto

Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2010, 14h03
O programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia, destinado a alunos do primeiro ano, encerra suas inscrições no próximo dia 19. Primeiro programa de iniciação científica implementado na UFABC, o PDPD foi criado para acelerar a formação de jovens pesquisadores e Introduzir os alunos nas práticas de pesquisa científica, entre outros motivos.

Para participar, o aluno deve ter o Coeficiente de Rendimento (C.R) igual ou superior a 2,0. Os estudantes que não possuírem C.R no momento da seleção do programa serão avaliados individualmente por uma comissão. Para participar da seleção, aluno e orientador devem apresentar um projeto de pesquisa. A Bolsa do programa está fixada em R$ 300, com vigência máxima de dez meses.

Uma das alunas do PDPD, Manuela Petagna, vai apresentar o artigo "Vídeo Controled Robotic Arm and Hand Project" no evento científico Conference on Graphics patterns and Images (SIBGRAPI), em Gramado, no final de agosto. Orientado pelo professor Yossi Zana, o projeto foi desenvolvido para auxiliar pessoas deficientes. Para concluir a primeira fase do trabalho, Manuela aprendeu programação em Matlab e técnicas de processamento gráfico e robótica.

A apresentação do trabalho tem ainda o apoio da Pró-Reitoria de Graduação, que financiará as despesas de inscrição, transporte e diárias de hotel em um valor total de cerca de mil reais. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC).

"A aceitação do trabalho da aluna é mais uma comprovação do valor e sucesso do projeto pioneiro de iniciação científica para alunos ingressantes", afirmou Yossi Zana.

10/8/2010