Página inicial > Notícias > Instituições de ensino e poder público estabelecem ações coordenadas contra a Covid-19 no Grande ABC

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 17h08

Coordenação de esforços pautou videoconferência entre Universidades da região e contou com a participação do Consórcio ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico

A convite da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituições de ensino superior do Grande ABC se reuniram na quinta-feira (9 de abril), por meio de videoconferência, para definir ações conjuntas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e auxiliar diretamente os serviços de Saúde nas sete cidades.

O objetivo da reunião foi coordenar os esforços da academia, de forma a aproveitar as ações de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidas pelas instituições de ensino da região, por meio da troca de experiências das iniciativas em andamento e das que poderão ser iniciadas. Wagner Carvalho, vice-reitor da UFABC, apresentou as iniciativas em andamento no âmbito da Universidade e destacou a importância de conduzir um trabalho articulado aos órgãos oficiais de saúde “Para que o suporte material e científico produzido pelas instituições sejam realmente aproveitados pelos profissionais da saúde, temos que garantir que todas as tramitações estejam plenamente de acordo com as normativas de segurança definidas pelas instituições competentes”.

Na ocasião, foram apontadas três principais frentes de atuação:
• A reunião do conjunto de ações de desenvolvimento e disponibilização de tecnologias para o enfrentamento inicial, como produção de Equipamentos de Proteção Industrial (EPIs), álcool em gel, respiradores e outros;
• O desdobramento das ações para além da área da saúde, a fim de minimizar o impacto social, como psicológico, consultoria econômica para micro, pequenos e médios empresários, apoio às comunidades vulneráveis;
• A reflexão e discussão sobre economia produtiva no pós-pandemia, para entendimento do resultado de decisões socioeconômicas tomadas ao longo da história e enfrentamento junto aos setores produtivos.

O reitor da UFABC conduziu a reunião e destacou a importância de articular esses importantes atores regionais. “Conhecer as iniciativas de cada instituição, coordenar encaminhamentos, centrar esforços em demandas mais latentes e contar com articulações junto ao poder público é uma forma de potencializar nossas forças no combate à Covid-19 e pensarmos em caminhos conjuntos para lidar com os desdobramentos dessa pandemia em nossa região”, afirmou Dácio Matheus.

Ao final da conversa, o grupo firmou o compromisso de manter ativa essa articulação entre atores acadêmicos e políticos da região no sentido de dar encaminhamento a todas as possibilidades de ações conjuntas entre as instituições e fortalecer a frente de combate ao Coronavírus do Grande ABC.

Participantes da reunião

A reunião contou com dirigentes da UFABC, Dácio Matheus e Wagner Carvalho, da Universidade Metodista, Marcio Oliverio, da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi, do Centro Universitário do Instituto Mauá, José Carlos de Souza Júnior, do Centro Universitário FEI, Gustavo Donato, do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), José Turíbio de Oliveira, da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Fernando Fonseca, além de diretores das instituições de ensino.

Representaram o Consórcio ABC o secretário-executivo, Edgard Brandão, e o diretor de Programas e Projetos, Giovanni Rocco. O vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e secretário-geral do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, também participou da videoconferência, além da diretora do Grupo de Vigilância Sanitária da Região (GVS VII), Sônia Muraro, e da coordenadora do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde, Isabel Andrade Morais.

Assessoria de Relações Públicas e Assessoria de Comunicação e Imprensa