Página inicial > Notícias > Lula quer reduzir prazo de construção da UFABC

Lula quer reduzir prazo de construção da UFABC

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2008, 10h20

Em sua visita à UFABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou a intenção do Governo Federal de antecipar o prazo de construção do campus Santo André da Universidade. Atualmente, a previsão para entrega da obra é março de 2009, mas o presidente quer diminuir essa projeção em seis meses. Outro tema abordado por Lula foi a expansão da UFABC para São Bernardo do Campo, segundo ele, a União efetuará a compra de uma área próxima ao centro da cidade para instalação do novo campus. legendalula01.jpg

O presidente fez essas afirmações em discurso para professores, técnicos-administrativos, alunos e jornalistas, após a sua visita às obras do Bloco B na Avenida dos Estados. Ao longo do pronunciamento, ele também abordou diversos temas como a expansão do Ensino Superior no Sistema Federal, a importância do investimento público em educação, o crescimento econômico do Brasil e a capacidade do País para produção de matrizes energéticas. Antes de Lula, se dirigiram ao público o ministro da Educação, Fernando Haddad, o prefeito de Santo André, João Avamileno, e o professor Luiz Bevilacqua, reitor da UFABC.

O professor Bevilacqua citou passagens do discurso de posse de Lula, que enfatizam a importância da Educação para um país que queira se desenvolver de forma independente e soberana: “Mais do que a qualificação para o mundo do trabalho, a educação é um instrumento de libertação, que o acesso à cultura propicia. Ela dá conteúdo à cidadania formal de homens e mulheres. Um país cresce quando é capaz de absorver conhecimentos. Mas se torna forte quando é capaz de produzir conhecimento.” O reitor afirmou que o presidente Lula pode ter certeza de que o compromisso da UFABC é seguir à risca essa opção.

UFABC