Página inicial > Notícias > Marcha (virtual) mobiliza comunidade UFABC pela credibilização e investimento público em ciência e tecnologia no país

Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 16h30

Mobilizar-se virtualmente em defesa da ciência e da vida: esse foi o propósito da comunidade da UFABC na última quinta-feira (7). Na ocasião, conectamo-nos, a partir de nossas casas, à Marcha (Virtual) pela Ciência, promovida, em âmbito nacional, pela SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Engajaram-se nessa ação de comunicação e divulgação científica equipes da Universidade que organizaram o processo de solicitação, recebimento, edição e publicação de vídeos e mensagens em nossas redes sociais. O material foi encaminhado por estudantes de graduação e pós-graduação, técnicas(os) administrativas(os) e docentes.

Foram recebidas cerca de 50 contribuições, cujo conteúdo abordou, por meio de vídeos de até um minuto, ou de mensagens curtas, de até 120 caracteres, a importância de credibilizarmos o conhecimento decorrente do trabalho realizado por pesquisadoras(es) em nosso país. As palavras de nossa comunidade fizeram ecoar um discurso mais que necessário neste momento: para além de ouvirmos nossas(os) cientistas, é fundamental o investimento público e a valorização de suas pesquisas em longo prazo, para que seja possível, por exemplo, o enfrentamento de crises pandêmicas como a vivenciada neste momento de contágio exponencial da Covid-19 em todo o Brasil.

Tal discurso percorreu ontem todos os nossos perfis oficiais e, em diálogo com o movimento nacional da SBPC, levantou as hashtags #MarchaVirtualPelaCiência #paCTopelaVIDA #FiqueEmCasaComACiência. Até às 12 horas desta sexta-feira (8), houve mais de mais de 50 mil pessoas alcançadas pelas publicações da UFABC referentes à Marcha, mais três mil interações - entre reações, comentários e compartilhamentos - e mais de 15 mil visualizações dos nossos vídeos em defesa da ciência, considerando as estatísticas e engajamento em nossos perfis e páginas nas mídias (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn).

Segundo o reitor da UFABC, Dacio Matheus, “é sempre gratificante para a UFABC estar ao lado da SBPC em iniciativas como a Marcha Virtual. Essas ações aproximam a ciência da sociedade e reforçam o imprescindível papel da ciência na busca de soluções factíveis para o enfrentamento de problemas como o que lidamos atualmente com a pandemia do novo Coronavírus.”

Os resultados também foram apreciados pelo Vice-Reitor, Wagner Carvalho: "Ficamos muito felizes em acompanhar a mobilização da comunidade UFABC nessa iniciativa tão importante, junto à SBPC. Agradecemos a cada uma e cada um que representou tão bem nossa Universidade nessa ampla rede de defesa da ciência, que foi a Marcha Virtual de 2020. "As equipes envolvidas na organização do evento também agradecem  a contribuição de todas e todos que participaram dessa mobilização, reiterando o desejo de que continuemos conectadas(os) pelo financiamento público, popularização e credibilização da ciência e da tecnologia em nosso país.

Vale informar que ainda é possível conferir o conteúdo produzido pela UFABC durante a Marcha. Para assistir aos vídeos, acesse:  http://ufabc.net.br/marchavideos2020 As mensagens foram reunidas em: http://ufabc.net.br/textosmarchavirtual

#FiqueEmCasaComACiência

#NósPeloBemComum