Página inicial > Notícias > Matéria na Nature destaca pesquisa de professor da UFABC

Matéria na Nature destaca pesquisa de professor da UFABC

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2008, 11h22

Um estudo de cientistas brasileiros ganhou destaque na revista “Nature”, uma das principais publicações internacionais de investigação científica. O trabalho deles, que aborda o uso das constantes fundamentais para descrever o universo, foi a fonte para uma matéria publicada no portal da revista em 20 de dezembro (Two constants to rule us all).

O artigo original "The number of dimensional fundamental constants"  foi redigido por pesquisadores da USP, Unesp e pelo professor visitante e orientador da pós-graduação da Física na UFABC, Alberto Saa. Esse estudo tem implicações na procurada Teoria Unificadora, que incluiria a gravidade junto das demais interações fundamentais.

De acordo com as observações dos pesquisadores, é possível descrever o universo por meio de apenas duas constantes fundamentais dimensionais, ligadas às noções de espaço tempo. Segundo o estudo, seria possível escolher, por exemplo, a velocidade da luz e apenas mais uma constante dimensional relacionada às constantes gravitacional e de Plank. Fatores como massa, carga eletrônica etc. poderiam ser descritos nos termos das constantes fundamentais dimensionais, que foram escolhidas para formar o par.

Constantes necessárias
No Final do Seculo XIX, o físico alemão Max Planck sugeriu que apenas quatro constantes dimensionais seriam necessárias para se descrever todos os fenômenos físicos. Elas receberam os nomes: a, b, c e f. As "b" e "f" nada mais eram do que, respectivamente, a constante gravitacional de Newton (G) e a de Planck (h) - a constante fundamental da mecânica quântica. A constante "a" relaciona-se à de Boltzman (k) da mecânica estatística e há certo consenso que ela é desnecessária por ser um mero fator de conversão entre temperatura e energia. A constante "c" representa a velocidade da luz e conserva este símbolo até hoje. Usualmente, considera-se que as três constantes dimensionais c, h e G são as essenciais para se descrever todos os fenômenos físicos.

Assessoria de Comunicação e Imprensa