Página inicial > Notícias > Mensagem do reitor aos novos alunos da UFABC

Mensagem do reitor aos novos alunos da UFABC

Publicado: Sexta, 07 de Mai de 2010, 11h38
Prezados Calouros e Calouras de 2010:
Parabéns! Vocês acabam de ingressar numa Universidade pública! Apenas 15% dos jovens brasileiros frequentam algum curso superior na faixa dos 18 aos 24 anos. Desses, apenas 25% o fazem em alguma Universidade pública. Vocês estão nesse grupo.

Mas há um motivo ainda mais especial pelo qual devo parabenizá-los. É que vocês estão cursando um Bacharelado Interdisciplinar, a mais importante iniciativa pedagógica da Universidade brasileira em décadas. Um curso comprometido com uma visão operante, viva, do conhecimento tecnológico e humanístico no mundo de hoje. Um curso voltado para a formação básica, principal fator de empregabilidade e sucesso empresarial no século XXI.

Chegando à Universidade em 2010, vocês deverão alcançar a plenitude do seu potencial produtivo entre 2020 e 2030. Muito provavelmente, o conhecimento tecnológico que vocês estarão aplicando em 2020 ainda não existe hoje. Por isso, não é possível aprendê-lo agora. Mas é possível, agora, aprender a capturá-lo na fonte, à medida em que ele for brotando do solo fértil da Ciência. É esse o aprendizado que vocês podem esperar do Bacharelado Interdisciplinar.

O caminho desse aprendizado é árduo. A UFABC está à sua disposição para ajudá-lo nessa empreitada, orientando, desafiando, avaliando, apoiando. Mas o grande protagonista é você. Do seu sucesso depende o protagonismo do Brasil nessa Era do Conhecimento.

Em nome da comunidade da UFABC, apresento-lhes nossas sinceras boas-vindas, e desejo-lhes uma rápida integração à Universidade e à causa do ensino superior e da cultura nesse Brasil de todos nós.

Saudações Universitárias,
Helio Waldman