Página inicial > Notícias > Mestrado semipresencial começa com aula comemorativa no Rio

Mestrado semipresencial começa com aula comemorativa no Rio

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 01h26
Uma aula inaugural a distância abriu o curso semipresencial Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O evento aconteceu na sede do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, no último em 2 de abril e foi transmitido ao vivo pela internet.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, que também representou o ministro da Educação, Fernando Haddad, além de dirigentes da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Academia Brasileira de Ciências e do Impa. Também participaram das apresentações o coordenador acadêmico e o presidente do conselho gestor do curso.

Sob coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática, o Profmat funciona no contexto da Universidade Aberta do Brasil por uma rede de 49 instituições públicas de ensino superior de todo país, as quais funcionam como pólos para as aulas presenciais. O objetivo do programa é atender a professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento da formação profissional. Durante a aula inaugural, Jorge Guimarães destacou que se trata de uma iniciativa pioneira e que pode servir como modelo para outros programas semelhantes em língua portuguesa, física, biologia e química.

A primeira edição do Profmat começa com a participação de 1192 alunos, todos contemplados com bolsas de estudo da Capes, que podem manter regularmente o exercício profissional da docência. O grupo da UFABC conta com 40 professores do Ensino Médio da rede pública, que realizam o curso sob a coordenação local do professor Rodney Carlos Bassanezi. Segundo ele, a abertura de turmas do Profmat será anual e o período de formação deve durar de dois a três anos.

Mais informações sobre o Profmat