Página inicial > Notícias > Moção de solidariedade e preocupação às pessoas refugiadas

Moção de solidariedade e preocupação às pessoas refugiadas

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h30

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (ConsUni) DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), no uso de suas atribuições e, CONSIDERANDO as deliberações ocorridas em sua I sessão ordinária, realizada em 22 de março de 2022, MANIFESTA preocupação perante os conflitos armados e graves e generalizadas violações de direitos humanos (religiões, raça, questões ambientais) que se estendem em 2022, que provocam o deslocamento forçado de milhões de pessoas para fora de suas regiões e países e oferece solidariedade àqueles em situação de refugiado no Brasil.

Em 2020 havia no mundo 86 milhões de deslocados a força de suas casas por motivos de conflitos e outras situações de violência e instabilidade social, das quais 26,4 milhões eram originados principalmente da Síria, Venezuela, República Democrática do Congo, Afeganistão, Sudão do Sul e Myanmar. Com mais 3 milhões de refugiados até a presente data, o conflito na Ucrânia agrava este quadro.

No Brasil, no período de 2011 e 2020, as nacionalidades com maior número de pessoas refugiadas reconhecidas são a venezuelana (46.412), seguida dos sírios (3.594), congoleses (1.050) entre outros. Em 2020 havia cerca de 29 mil refugiados reconhecidos.

Refugiados em território nacional, em sua imensa maioria, vivem situações de extrema vulnerabilidade, são marginalizados pela sociedade e até mesmo brutalmente assassinados em atos racistas e xenofóbicos.

Dado o apreço pelos direitos humanos e a imensa diversidade étnica que descreve nossa comunidade universitária, a Universidade Federal do ABC se mostra a favor da resolução pacífica dos conflitos que marcam o planeta e se compromete a acolher as pessoas refugiadas que buscam proteção e integração em nosso país.

Em homenagem a

Moïse Mugenyi Kabagambe

(1998-2022)

Santo André-SP, 23 de março de 2022.

Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC (ConsUni UFABC)

MOÇÃO Nº 1/2022 - CONSUNI. Publicada no Boletim de Serviço da UFABC, número 1130 de 25 de março de 2022.