Página inicial > Notícias > Monografia sobre projeto de incentivo à leitura em Santo André vira livro

Monografia sobre projeto de incentivo à leitura em Santo André vira livro

Publicado: Quarta, 19 de Mai de 2010, 15h28
Classificado como vergonha nacional pela revista "The Economist" em 2006, o baixo índice de leitura no Brasil é agravado pela infraestrutura precária das bibliotecas públicas e a falta de acesso de parcela considerável da população a material de leitura. A pesquisadora Maria Helena Negreiros enfrentou esses dois empecilhos entre 2007 e 2008, quando esteve à frente de um projeto de apresentação de gêneros literários a jovens e adultos de uma escola da periferia de Santo André.

O projeto de Maria Helena foi uma das 50 monografias apresentadas como trabalho de conclusão do curso "Diálogo de Saberes para Ação Cidadã", a primeira especialização oferecida pela Pró-reitoria de Extensão na UFABC. O sucesso do estudo despertou o interesse da Editora Paco, responsável pelo lançamento do trabalho em livro nos próximos meses.

Durante 12 encontros semanais, Maria Helena leu e discutiu contos, crônicas e trechos de biografias com estudantes do programa municipal de alfabetização de adultos. Para a pesquisadora, o intuito era tirar da leitura o peso de obrigação curricular. "A intenção era fazer do ato de ler uma atitude prazerosa, que fosse entendido como uma forma de lazer", diz ela.

Como desdobramento do projeto, os alunos foram convidados a ir ao cinema e visitar exposições. Aos poucos, segundo a pesquisadora, foi possível notar que eles começaram a reconhecer os estilos dos autores e se apropriaram deles para produzir a própria escrita. "Era importante utilizar o repertório deles. Para isso, pedi que eles contassem suas próprias histórias. Muitas delas são tristes, mas fingir que elas não existem não é a melhor solução. Principalmente porque continham em suas histórias muitas outras engraçadas, bonitas e marcantes", afirmou Maria Helena.

Para a pesquisadora, o trabalho ganhou dimensões inesperadas, mas desejadas desde o princípio. "A leitura ocupou espaços na rotina e certamente na vida de alguns parceiros de empreitada. Os heróis anônimos do Parque Miami visitaram lugares do mundo com ajuda dos livros e na volta eram maiores do que antes. Novos olhares para o mundo foram possíveis", disse.

"O acesso às atividades de cultura e lazer ganharam novo significado e, com tudo isso, apontam para a necessidade permanente de ampliar o acesso à leitura em todas as modalidades de ensino e todos os espaços, uma responsabilidade de todos e de cada um de nós", conclui.

19/5/2010