Página inicial > Notícias > No Dia Nacional da Ciência, pesquisadores de universidades públicas lançam força-tarefa contra negacionismo

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 15h05

Centro SOU_Ciência - Sociedade, Universidade e Ciência - Lançamento dia 08 de julho às dezessete horas no canal SOU Ciência no YouTube

No próximo dia 8 julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data marca a importância da produção científica para o desenvolvimento do país e visa à estimular um número cada vez maior de pessoas para a prática da ciência. Neste ano, porém, a data também servirá de alerta para os rumos que o atual governo tem tomado, com o incentivo ao negacionismo, a disseminação de fakenews e a política de sub-financiamento, o que impacta diretamente na produção científica nacional, em grande parte realizada dentro das universidades públicas.

“O momento é de muita preocupação e tem sido visto como uma forte tentativa de desmonte da nossa ciência, mesmo diante da maior crise sanitária do século. É preciso combater a política negacionista que se tenta impor no Brasil e é justamente com essa motivação que, no mesmo dia 8 de julho, lançaremos o Centro SOU_Ciência, numa força-tarefa composta por pesquisadores de várias áreas do conhecimento e pertencentes a diversas universidades públicas brasileiras”, destaca Soraya Smaili, coordenadora do SOU_Ciência e reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre 2013 e 2021.

"A UFABC apoia essa iniciativa e está sempre à disposição para contribuir e mobilizar sua comunidade em torno de ações que ampliem o diálogo das universidades públicas com a sociedade e que combatam o obscurantismo e as desinformações. Só com ciência, saúde e educação se constrói uma nação respeitada e mais justa", reforçou Dácio Matheus, reitor da UFABC.

O centro SOU_Ciência tem como incumbência estudar e acompanhar a educação superior e a ciência produzida nas universidades brasileiras, em diálogo e conexão permanente com a sociedade. O centro terá o objetivo de elaborar diagnósticos e formular proposições para a sociedade e governos, além de alternativas para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas implementadas nas universidades, identificando e analisando o papel social e o valor público das universidades na transformação da sociedade.

Além do corpo de 25 pesquisadores associados, o SOU_Ciência será composto por um conselho estratégico e um conselho científico, formado por renomados produtores de ciência do país. O centro terá o apoio da Fundação Tide Setúbal e outras fontes de financiamento, que viabilizarão a absorção de pós-doutores e estudantes de iniciação científica para conduzir, junto aos pesquisadores do centro, as atividades de pesquisa que se almeja implementar.

“Nessa pandemia, a ciência mostrou até aqui sua capacidade de gerar respostas para todo o mundo. Mesmo assim, aqui, nosso governo tenta instalar um movimento anticiência. Para combatê-lo, acreditamos que o caminho mais eficaz e definitivo seja essa união e maior conexão entre universidade, ciência e sociedade, o que será realizado a partir desse dia 8 de julho, com o lançamento do SOU_Ciência”, conclui Soraya Smaili.

Serviço:

Lançamento do Centro SOU_Ciência - SOCIEDADE, UNIVERSIDADE E CIÊNCIA

Data e horário: 8 de julho de 2021, às 18h

O ato será transmitido na página do SOU_Ciência no Youtube

Texto originalmente publicado no site da Unifesp. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).