Página inicial > Notícias > Nota à Comunidade: Gestão da UFABC repudia veementemente os atos terroristas contra os Três Poderes da República e o patrimônio público

Publicado: Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 22h14

A Reitoria da Universidade Federal do ABC repudia, de forma veemente, as cenas estarrecedoras perpetradas em Brasília/DF na tarde deste domingo, 08 de janeiro de 2023. Cenas de extremismo, vandalizando o patrimônio público na Praça dos Três Poderes e atacando os Poderes constituídos e a democracia brasileira. Os gravíssimos atos golpistas e antidemocráticos na tarde de hoje ofendem o Estado Democrático de Direito e desrespeitam profundamente as instituições que a Constituição Federal de 1988 estabelece para sua defesa.

As ações terroristas desta tarde desrespeitam a democracia brasileira e a vontade soberana do povo brasileiro que elegeu, de forma legítima e inequívoca, os novos governantes, empossados em uma festa democrática no primeiro dia deste novo ano.

Seguimos em defesa da ordem constitucional no país, ciosos da missão institucional da universidade pública e da sua importância na reafirmação permanente do processo democrático. Manteremo-nos firmes e atentos, exigindo a investigação e a devida punição legal de todos os envolvidos na escalada do horror criminoso que hoje testemunhamos em Brasília/DF.

Pela defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito do Brasil!

Dácio Roberto Matheus

Mônica Schröder