Página inicial > Notícias > Observatório da UFABC acompanha conflitos nas eleições 2020 nas capitais brasileiras

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 11h13

Com o objetivo de desenvolver ferramentas computacionais para coleta, processamento e análise de conflitos na Internet, professores e alunos da UFABC criaram o Observatório de Conflitos na Internet. O meio de comunicação escolhido para desenvolver o trabalho foi o Twitter, uma mídia social aberta, fácil de ser vista e observada até por usuários que não possuem uma conta na rede.

A finalidade do projeto, financiado Fapesp, é “transformar os estudos, dados coletados, análises e resultados alcançados ao longo da  pesquisa em propostas para a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento de  políticas públicas para a Internet brasileira”, afirmam os coordenadores do projeto, os professores Carlos Kamienski e Claudio Penteado. .

De acordo com os professores, os conflitos gerados pelas eleições municipais têm apresentado um número  razoável de tweets, retweets e replies e  o Observatório está acompanhando esses conflitos em todas capitais e, a cada semana, são publicados  dados das interações envolvendo as campanhas dos principais candidatos aos cargos municipais, identificando termos mais utilizados, hashtags mais utilizadas, perfis que mais tuitaram, principais perfis, mensagens mais retuitadas, mensagens mais respondidas e análise da rede de retuítes.

Com  um foco mais amplo em conflitos na Internet, cujas bases de dados e análises preliminares estarão disponíveis também no website. As eleições são apenas um primeiro conjunto de dados disponibilizado pelo projeto.

Para acompanhar o trabalho o Observatório de Conflitos na Internet, acesse o site do projeto.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC