Página inicial > Notícias > Os oito anos de UFABC: sobre aniversários, números redondos e sonhos audaciosos

Os oito anos de UFABC: sobre aniversários, números redondos e sonhos audaciosos

Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 15h20

Aniversários sempre nos levam a reflexões: fazem-nos, ao mesmo tempo, olhar para trás e mirar o futuro, refletindo sobre o que fomos e o que seremos. Na data de hoje, quando completamos oito anos de atividades, convém apresentar alguns números que refletem a ousadia da nossa jovem Universidade.

Em 2014 a UFABC conquista, pela segunda vez consecutiva, a 1ª colocação no quesito internacionalização do ranking da Folha de São Paulo. A Universidade é bicampeã também no quesito excelência do ranking internacional Scimago. Fomos a primeira Universidade a criar Bacharelados Interdisciplinares como únicos cursos de entrada na instituição, dentre tantas outras inovações implementadas de forma pioneira aqui.

Mas não é apenas com o número 1 que podemos resumir as conquistas da nossa Universidade. No início deste ano passamos da marca de 10 patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. São mais de 100 pesquisas premiadas, mais de 1000 alunos no programa Ciência Sem Fronteiras e mais de 10.000 alunos matriculados, entre estudantes de graduação e pós-graduação.

A frieza dura desses dados talvez não retrate a emoção dos alunos ao obter uma bolsa para estudar no exterior nem a satisfação intelectual do pesquisador prestes a fazer uma contribuição ao mundo científico. Mas, de todo modo, é a forma mais objetiva possível de demonstrarmos que o sonho audacioso de uma grande Universidade está se tornando realidade. Qualquer um que transite pelos nossos corredores poderá testemunhar o tamanho do impacto causado pela UFABC nas vidas de nossos alunos, técnicos e professores. E nos orgulha saber que a nossa instituição foi o ponto de convergência na trajetória de tanta gente.

Os dados elencados acima nos orgulham, mas também nos fazem sonhar com mais educação pública de qualidade e mais inclusão social. Que venham mais marcos para UFABC – redondos ou não, serão sempre uma oportunidade para refletir e aprofundar nossos compromissos.

Klaus Capelle
Reitor da UFABC