Página inicial > Notícias > Pandemia amplia desigualdade educacional em meio a cenário sombrio para instituições de ensino

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 19h17

A sessão "Dilemas na educação impostos pela pandemia (24/8)" destacou o momento de fragilização em que vive o sistema educacional brasileiro. O tom das apresentações se concentrou nas desigualdades sociais expostas pela adoção do ensino a distância, lembrando que a comunidade acadêmica trava uma luta pela própria sobrevivência, justamente em contexto no qual conhecimento, cultura e ciência nunca foram tão necessários à sociedade. O debate contou com mediação da pró-reitora de graduação da UFABC, Paula Tiba, e dos professores convidados Ana Lúcia Gazzola, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato Janine Ribeiro, da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, além de Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma das constatações levantadas foi a de que, depois de décadas, o país deixou de contar com um projeto para a Educação. Indicadores de investimentos no setor mostram a redução de mais de 70% no montante destinado a esse fim, o que leva a uma mudança estrutural no financiamento da pesquisa nacional. A discussão sugeriu que há na gestão pública atualmente um retrocesso civilizatório que, dentre as bandeiras, inclui uma guerra cultural contra as universidades, especialmente pela disseminação da ideia de que a ciência seria uma ficção verbal.

Quanto ao desenvolvimento das aulas no regime de quarentena, a conclusão foi de que a pandemia acelerou a análise do uso das ferramentas tecnológicas para o ensino e das dificuldades para democratizar esse modelo de aprendizado. Outro consenso foi a consideração de que as aulas virtuais não substituem as tradicionais, pois a presença no ambiente escolar é fundamental à formação social dos indivíduos. Ante a perspectiva de retorno às salas de aula, no momento seguro, surgiu como questão importante a inclusão da pandemia como tema curricular e a ser discutido por toda a comunidade educacional sob o ponto de vista de acolhimento, causas, efeitos e soluções.

Acompanhe o vídeo com a íntegra da sessão: