Página inicial > Notícias > Pesquisa vencedora de Nobel é destaque em palestra na UFABC

Pesquisa vencedora de Nobel é destaque em palestra na UFABC

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2008, 10h49

O professor Mário Norberto Baibich, do instituto de física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vem à UFABC na terça-feira (6) para ministrar a palestra: "Magnetorresistência Gigante: da descoberta ao Nobel". Ele participou do trabalho desenvolvido pelos cientistas Albert Fert e Peter Grunberg, vencedores do Prêmio Nobel de Física deste ano, pela descoberta do fenômeno físico chamado Magnetorresistência Gigante (GMR). Essa pesquisa abriu novas linhas de investigação científica e impulsionou o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de grande quantidade de dados.

No seminário da UFABC, o professor Baibich fará uma introdução no conceito GMR e falará de algumas derivações que se seguiram à descoberta desse fenômeno, particularmente das válvulas de spin e do novo campo da spintrônica (eletrônica baseada nas propriedades individuais dos elétrons). As aplicações desses conhecimentos representam um dos primeiros sucessos de mercado do emprego da nanotecnologia. A palestra será aberta ao público, mas especialmente dedicada a professores e alunos da Universidade.

Seminário especial na UFABC
"Magnetorresistência Gigante: da descoberta ao Nobel"
Mario Norberto Baibich - Instituto de Física, UFRGS
Rua Santa Adélia, 166 – Sala 1 - às 14:30 horas.

UFABC