Página inicial > Notícias > Pesquisador da UFABC apresenta palestra sobre grafeno na Campus Party Brasil 2023

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2023, 13h59

O físico Bruno Ipaves apresenta palestra na sexta-feira (28), durante o evento.

O pesquisador pós-doutorado da UFABC Bruno Ipaves, supervisionado pelo Prof. Pedro Autreto, dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Materials Informatics - INCT-MI (apoiado pelo CNPq), cuja pesquisa está centrada em simulação computacional de nanoestruturas de carbono para estudos e aplicações, apresentará no dia 28 de julho, às 13 horas, uma palestra na Campus Party Brasil 13, importante evento da área de tecnologia.

A Campus Party ocorre do dia 25 ao dia 30 de julho de 2023, em São Paulo, SP. Trata-se de um dos maiores festivais de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países.

Na oportunidade, o físico falará sobre o grafeno - um nanomaterial bidimensional à base de carbono, com potencial para aplicações tecnológicas diversas - e o que está sendo desenvolvido no âmbito do Grupo de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Atomística Interdisciplinar (GEEDAI), e do Grupo de Simulação e Modelagem de Átomos, Moléculas e Matéria Condensada (ABCSIM), ambos vinculados à UFABC.

Sobre a palestra

Você já teve a oportunidade de contemplar um favo de mel? Aquele impressionante padrão hexagonal meticulosamente construído pelas abelhas? Agora, permita-se imaginar algo ainda mais extraordinário: uma folha com a estrutura semelhante a um favo de mel, porém com uma espessura milhões de vezes menor que um fio de cabelo humano. Essa folha é feita de átomos de carbono e é transparente, flexível e incrivelmente resistente. Estamos falando do grafeno, um material bidimensional (2D) que foi produzido pela primeira vez em 2004 pelos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov.

O grafeno ganhou destaque devido às suas propriedades surpreendentes. Possui uma espessura extremamente fina, com apenas um átomo de espessura, tornando-o incrivelmente leve. Além disso, o grafeno conduz eletricidade de forma superior ao cobre, que é um dos metais mais amplamente utilizados na indústria. Vale ressaltar que o grafeno foi pioneiro nesse conceito de materiais bidimensionais, mas não é o único. Outros materiais com características distintas também foram desenvolvidos e estão sendo objeto de estudo.

Na palestra, intitulada "Ao grafeno...e além!!!", será contada um pouco da fascinante história por trás dos materiais bidimensionais, explorando suas aplicações e destacando algumas pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil, como na área de energia e aprendizado de máquina (machine learning).

A apresentação ocorrerá no dia 28 de julho, das 13 às 14 horas, no Palco Petrobras e contará com transmissão pelos canais on-line do evento. Mais informações, acesse a página no site da Campus Party.

palestrante bruno ipaves campus party

Sobre o palestrante

Bruno Ipaves é Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em simulação computacional de nanofolhas 2D funcionalizadas do tipo diamante para baterias de íons de metais alcalinos. Tem experiência internacional, incluindo um intercâmbio no Reino Unido e um período de estudos na Suécia durante o doutorado. Bruno é um dos organizadores do evento "Pergunte a um(a) cientista", iniciativa de divulgação científica.

Atualmente, como pesquisador pós-doutorado na Universidade Federal do ABC (UFABC), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de "Materials Informatics" (INCT-MI), o trabalho do pesquisador se concentra no armazenamento e atividade catalítica do hidrogênio em nanoestruturas de carbono porosas dopadas, utilizando aprendizado de máquina para reconhecimento de padrões.