Página inicial > Notícias > Pesquisadores brasileiros podem concorrer a 30 bolsas de doutorado ou pós-doc

Pesquisadores brasileiros podem concorrer a 30 bolsas de doutorado ou pós-doc

Publicado: Sexta, 30 de Março de 2012, 10h03
Acordo firmado entre o CNPq, o Centro de Inovação Sueco Brasileiro e a SAAB abriu seleção para a concessão de 30 bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado que poderão ser cursados na Suécia, Estados Unidos e África do Sul. Os doutorandos selecionados receberão 2600 euros mensais como benefício para passar até 12 meses no exterior. Os alunos do pós-doutorado poderão estender a estada por até 24 meses, recebendo 4200 euros mensais.

Os valores são bancados pelo CNPq e pela SAAB. Há ainda benefícios como o auxílio-instalação, passagem aérea de ida e volta e seguro-saúde. Os candidatos têm até o dia 30 de abril para se inscrever por meio do site http://swbcisb.induct.no. As propostas de pesquisa serão avaliadas quanto à originalidade e viabilidade. A experiência e qualificações dos candidatos também serão levadas em conta. Os resultados serão divulgados em junho na página do CNPq.

Os projetos apresentados deverão ter como base áreas como materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e sistemas de engenharia. Além do desenvolvimento de seus objetos de pesquisa na universidade escolhida, o pesquisador poderá participar dos projetos da Saab. Os pesquisadores da UFABC que se candidatarem a essas bolsas contarão com apoio institucional da Pró-Reitoria de Pesquisa na interlocução com o CISB.

A concessão das bolsas integra o programa federal Ciência sem Fronteiras, cujo objetivo é incentivar o intercâmbio científico de brasileiros no exterior. As 30 bolsas concedidas por esse primeiro edital constituem a primeira fase do acordo. O número de benefícios e a áreas de pesquisa também serão ampliados em novos editais.

30/03/2012