Página inicial > Notícias > Pesquisadores canadenses lecionam em curso de extensão da UFABC

Pesquisadores canadenses lecionam em curso de extensão da UFABC

Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2008, 11h06

As aulas ministradas fazem parte do curso de extensão “Governança Metropolitana” e terminaram nesta terça-feira (15). Essa equipe estrangeira foi formada pelo geógrafo Terrry Mcgee, pelo sociólogo e planejador urbano Peter Boothroyd e pela planejadora urbana Érika de Castro. Todos são professores de universidades canadenses e autores de trabalhos e estudos nas áreas de planejamento e gerenciamento urbano.

Durante as aulas, eles trataram, entre outras coisas, de alguns limites e potencialidades das experiências vividas no Canadá, considerando a realidade brasileira.
O programa das aulas teve como objetivo aprofundar as características de como ocorreu o processo de mudanças nas regiões metropolitanas canadenses. Essa experiência em administração pública apresenta características que podem servir de referência para o debate brasileiro sobre a gestão de metrópoles. O Canadá também é uma federação e em várias cidades (Toronto e Montreal, por exemplo) ocorreram avanços substanciais na organização de regiões metropolitanas.

Curso
O curso “Governança Metropolitana “ é resultado de uma parceria entre a UFABC, Universidade de British Columbia (Vancouver, Canadá), Universidade São Judas Tadeu e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES). As aulas começaram em 14 de março e se estenderão por três meses. O curso é gratuito e conta com a participação de responsáveis pela gestão regional ou metropolitana, representantes de ministérios interessados e envolvidos com gestão e financiamento metropolitanos e lideranças organizadas pela sociedade civil, interessadas no estudo desse modelo de administração. O programa inclui temas relacionados ao papel das grandes metrópoles nos cenários nacional e internacional.

UFABC