Página inicial > Notícias > Pesquisadores da Universidade integram projeto global para TV digital

Pesquisadores da Universidade integram projeto global para TV digital

Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2014, 15h31

Com a participação dos professores Celso Setsuo Kurashima e Guiou Kobayashi, a Universidade integra o projeto GLOBAL ITV, que reúne pesquisadores de instituições brasileiras e europeias no desenvolvimento de um sistema compatível de transmissão, recepção e execução de aplicativos em diferentes padrões de interatividade para a televisão digital aberta. O trabalho realizado na UFABC contribuirá com a concepção, desenvolvimento e implantação dos aplicativos e com o apoio ao desenvolvimento do Conselho do projeto. Outra participação será com a realização de workshops de disseminação do GLOBAL ITV, entre eles um que acontecerá em 7 de outubro dentro da 2ª Semana das Engenharias da UFABC — painel "Interoperabilidade entre Sistemas de iTV", proferido por Gustavo Calixto (CITI-USP).

O GLOBAL ITV busca, em uma primeira abordagem, conciliar o legado dos sistemas de TV Digital no Brasil (Ginga) e da União Europeia (HbbTV), desenvolver serviços de utilidade pública e modelos de negócio focados no uso dos sistemas de televisão digital terrestre em mercados mundiais. Na segunda frente, foca o desenvolvimento de uma plataforma que agregue diferentes padrões de interatividade, além do Ginga e HbbTV, e o suporte a aplicativos nativos em HTML5.

Nos sistemas atuais de interatividade para TV digital, cada região possui padrões próprios para elaboração, entrega e execução de aplicativos. Esse cenário limita os produtores de conteúdo a trabalhar com artefatos interativos dentro de suas localidades, sem um contexto global do uso da tecnologia. Os pesquisadores do Global ITV pretendem desenvolver plataformas que permitam a interoperabilidade e coexistência dos sistemas, o que estimularia e aumentaria a produção audiovisual dos radiodifusores.

No caso da indústria, a interação entre os sistemas vai estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de TV digital, que executem aplicativos capazes de atuar com as diferentes tecnologias e sistemas de cada país. Quanto ao conteúdo, uma vantagem será a possibilidade de um audiovisual produzido no Brasil ser comercializado em escala global e vice-versa — hoje, um conteúdo linear ou interativo precisa ser readequado para uma nova região.
Para o público/consumidor, no futuro, será possível que toda a interação vivenciada por meio de celulares, tablets e computadores ocorra também em aparelhos de TV. Será possível, por exemplo, assistir a uma série e clicar no personagem para saber a história dele, comprar uma roupa que aparece em um filme ou participar de uma pesquisa em tempo real, sem contar diversas possibilidades de uso para a educação à distância. O espectador passa a ser também um usuário do sistema.

A pesquisa é contemplada no Programa de Cooperação Brasil-União Europeia, que consiste em uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Seventh Framework Programme (FP7). No Brasil, o "Projeto GLOBAL ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos — uma nova proposta de avanço para o futuro" é coordenado pelo professor Marcelo Knörich Zuffo, do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP). Na Europa, a coordenação está a cargo do engenheiro Klaus Merkel do Institut für Rundfunktechnik GmbH (IRT, Alemanha). O GLOBAL ITV conta com a participação das seguintes instituições, além da UFABC:

• Universidade Católica de Brasília (UCB);
  • Universidade Federal do Pará (UFPA);
  • Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP);
  • Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Rede Bandeirantes de Televisão (BAND TV);
  • HXD Interactive Television (HXD);
  • Institut fuer Rundfunktechnik GmbH, (IRT — Alemanha);
  • Aqua-Consult Ingenieros, S.L. (A-CING — Espanha);
  • Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. (FRAUNHOFER — Alemanha);
  • TDF (França);
  • Retevisión – AbertisTelecom (RETEVISION — Espanha);
  • Symelar Innovación SLU (SYMELAR — Espanha);
  • European;
  • Broadcasting Union (EBU — Suíça);
  • World Wide Web Consortium at GEIE ERCIM (W3C — França) e
  • TARA Systems (TARA - Alemanha).

Outras informações sobre o GLOBAL ITV estão disponíveis em www.global-itv.org e www.facebook.com/globalitv.