Página inicial > Notícias > PIBID-UFABC – 11 anos atuando na educação pública por meio da integração escola-universidade

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 10h59

Em 2021, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) celebra 11 anos de atuação na UFABC com relevantes resultados para os estudantes e para as escolas da região do ABC. Foram atendidas, nesse período, aproximadamente 30 escolas públicas de cinco municípios do ABC, gerando impacto direto em milhares de pessoas anualmente. Além do número expressivo de pessoas alcançadas pelo Programa, é importante destacar que o PIBID-UFABC levou a inovação característica da Universidade aos estudantes e professores participantes.

Caracterizada pelo seu Projeto Pedagógico Interdisciplinar, os projetos conduzidos pelo PIBID da UFABC sempre se preocuparam em expandir essa inovação também para as escolas da região. Para isso, ao contrário do que costuma ocorrer nas submissões realizadas por outras instituições, desde o primeiro Projeto Institucional submetido aos editais nacionais, buscou-se elaborar propostas não-disciplinares e sem divisões por cursos/campos.

Outro diferencial incorporado no PIBID-UFABC em 2018 é o PIBID-Ação Afirmativa (PIBID-Af) que concede bolsas de Iniciação à Docência para estudantes da graduação que ingressaram na universidade por meio de políticas de reserva de vagas. Essa ação foi criada em 2018 para minimizar a precarização do programa em escala nacional, processo ampliado em 2016 e que se notabilizou no Edital da Capes de 2018 quando, por exemplo, passou-se a exigir a participação de estudantes voluntários no projeto.

Atualmente, a Universidade conduz o Projeto Institucional Sem fraturas: formação de professores/as para a produção de conhecimento e tradução em práticas educativas, que terá vigência até março de 2022. Está estruturado em dois subprojetos multidisciplinares: "Operações matemáticas e linguagens filosóficas na formação de professores e professoras da educação básica", envolvendo Matemática e Filosofia; e "Fazer ciência, formando professores/as" abarcando Física, Química e Biologia.

Sobre o Projeto em vigência, a coordenadora do PIBID-UFABC, professora Suze Piza afirma que “a linha mestra que o orienta é a indissociabilidade entre a docência e a pesquisa, daí a ideia de ser ‘sem fraturas’”. O Projeto atende 13 escolas de quatro cidades da região (Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires) e conta com cerca de 170 bolsistas, sendo 150 da graduação, 15 professores supervisores da rede pública estadual, e seis professores da UFABC.

No site do PIBID-UFABC é possível encontrar algumas publicações realizadas no contexto do projeto, e acompanhar os eventos do PIBID, a exemplo dos encontros mensais de formação teórica.

Sobre o PIBID

O PIBID integra a Política Nacional de Formação de Professores da Educação (MEC) e tem como objetivo a melhoria da educação pública através do incentivo da integração entre escola-universidade e da articulação entre teoria e prática. As propostas aprovadas são contempladas, via Capes, com bolsas para professores da educação superior que atuam na coordenação dos projetos institucionais, para professores supervisores vinculados às escolas de educação básica da rede pública, e para graduandos em formação docente inicial.