Página inicial > Notícias > Plataforma apresenta dados sobre orçamento de universidades federais

Plataforma apresenta dados sobre orçamento de universidades federais

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 15h56

O Centro de Estudos sobre Sociedade, Universidade e Ciência, sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolveu uma plataforma que reúne informações sistematizadas sobre o financiamento do universo acadêmico e científico brasileiro. Denominada Painel Financiamento da Ciência e Tecnologia, essa iniciativa apresenta dados dos orçamentos de 69 instituições em quatro tópicos: despesas de manutenção e funcionamento; investimento em infraestrutura e material permanente; pessoal; e assistência ao estudante. O lançamento ocorreu em novembro e contempla a ascensão e queda nas verbas para universidades federais desde 2000.

As consultas estão disponíveis dentro do portal “Sou Ciência”, no qual os microdados em formato do aplicativo Excel ficam organizados em módulos. O sistema adota metodologia clara e versão com valores corrigidos pela inflação. O Painel mostra, por exemplo, que a soma dos recursos destinados às instituições cresceu 186% entre 2000 e 2019, apresentando quedas sucessivas a partir do final da última década, chegando a perdas de 14% no ano passado.

Na UFABC, enquanto o orçamento de custeio permaneceu entre R$ 40 e 50 milhões de 2017 a 2022, a verba para investimento regrediu de R$ 28 para cerca de 4 milhões. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) ressalta que, no mesmo período, a inflação acumulada foi de 35,56%, gerando perda da real capacidade orçamentária da Universidade. No caso dos recursos destinados a assistência estudantil, nos últimos quatro anos houve a manutenção de média em torno de R$ 13,7 milhões, igualmente sem reposição da inflação, ante uma progressão do número de alunos (graduação e pós) de 14,3 mil (2018) para 19 mil (2022).

Os desenvolvedores do Painel trabalham atualmente com a produção de mais agrupamentos que se concentrarão em informações sobre produção científica, agências federais de fomento, Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e às fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Acesso à plataforma.