Página inicial > Notícias > Pós-graduação concederá bolsas de pós-doc

Pós-graduação concederá bolsas de pós-doc

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2009, 10h10
As pós-graduações em Ciência e Tecnologia/Química (PNPD), Física (PNPD) e Nanociências e Materiais Avançados (PNPD e UFABC) abriram inscrições para a concessão de duas bolsas de pós-doutorado em cada área.  O valor dos benefícios concedidos pelo PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) é R$ 3,3 mil mensais e pode ser recebido por até cinco anos. Os interessados nas bolsas do PNPD podem se inscrever até 6 de novembro no pós-doc de Química e Física e até 13 do mesmo mês para o processo seletivo de Nanociências, cuja outra bolsa disponível, financiada pela UFABC, terá a mensalidade fixada em R$ 4,2 mil durante 24 meses. Nessa modalidade, as inscrições vão até o dia 16 de novembro.

Física

Os candidatos devem ter experiência em uma das linhas de pesquisa da pós-graduação em Física da UFABC (Informação Quântica; Física da Matéria Condensada; Mecânica Estatística; Física das Partículas Elementares e de Campos; Gravitação; e Cosmologia e Astrofísica) e disponibilidade para dedicar-se integralmente aos estudos. O tempo de obtenção do título de doutor pelo postulante não pode ser superior a cinco anos.

A escolha dos beneficiários será baseada na avaliação e classificação feita pelo colegiado da coordenação do programa levando em conta o mérito acadêmico (via CV e histórico escolar) e a aferição da viabilidade do desenvolvimento do plano de trabalho na universidade. A divulgação dos selecionados está marcada para o dia 11 de novembro no site da pós em Física. Mais informações: ppg.fisicaarrobaufabc.edu.br.

Página com o edital

Ciência e Tecnologia/Química

O candidato deverá ter sólida formação em trabalho experimental, privilegiando química preparativa em contexto de síntese orgânica ou inorgânica e/ou materiais, além de experiência teórica-computacional. É desejável conhecimentos em físico-química, bioquímica e/ou ciência dos materiais.

O critério de seleção inclui análise de currículo, entrevista, adequação aos objetivos do Programa de Pós-Graduação e ao Projeto: "Materiais, Enzimas e Aplicações Tecnológicas: Consolidação das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC", sob a coordenação do professor Erick Leite Bastos. Mais informações: ppg.quimicaarrobaufabc.edu.br

Página com o edital

Nanociências e Materiais Avançados

Na Bolsa PNPD, o resultado da primeira etapa e o cronograma dos seminários e entrevistas da segunda fase sai no dia 16 de novembro. A segunda etapa ocorre entre 17 e 18 do mesmo mês. Ainda em novembro, no dia 19, será divulgado o resultado final. O candidato aprovado deve estar apto imediatamente para iniciar os trabalhos.

Os postulantes ao benefício da UFABC deverão obter a supervisão de um professor da UFABC, que entregará à coordenação do programa uma carta de encaminhamento. É necessário ainda anexar ao pedido um projeto de pesquisa e o currículo do candidato. A divulgação do resultado do processo seletivo está marcada para o dia 23 de novembro.

Página com os editais

Texto alterado em 23/10 e 6/11 (novas informações sobre bolsas em Ciência e Tecnologia/Química e Nanociências e Materiais Avançados).

20/10/2009