Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Pós-graduandos de Ensino e História das Ciências e da Matemática participam de Simpósio na Lituânia
Início do conteúdo da página

Pós-graduandos de Ensino e História das Ciências e da Matemática participam de Simpósio na Lituânia

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 11h41

O 5º Simpósio Internacional do Báltico sobre Educação em Ciência e Tecnologia (BalticSTE 2023) aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho em Šiauliai, na Lituânia. O evento visa promover uma plataforma multidisciplinar e internacional para debates entre provedores de educação científica, formuladores de políticas, acadêmicos e pesquisadores em estratégias e questões contemporâneas na educação em ciência e tecnologia. Este ano, contou com a participação de alunos da UFABC, orientandos da professora Solange Locatelli.

pos graduandos de ensino e historia das ciencias e da matematica participam de simposio na lituania foto carla

“Sensacional! Foi tudo novidade, digo a sensação de estar no exterior, experimentar outra cultura, língua, vivências.... Confesso que foi um enorme desafio, mas que o tempo todo tive apoio e motivação da Solange e dos colegas do PECME (Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição)”. A doutoranda Carla Patricia Araujo Florentino em comentário sobre sua primeira experiência no exterior.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM), Carla Patricia Araujo Florentino apresentou a pesquisa Prior knowledge about science from drawings by a group of deaf students relativa às ideias prévias de alunos surdos do 7º ano do ensino fundamental sobre ciência: “Os principais resultados até o momento revelaram que os alunos concebem visões descontextualizadas, demonstrando também um distanciamento da ciência e das aplicações no cotidiano”, explica.

Como professora bilíngue para surdos, Florentino destaca que a internacionalização pode contribuir com subsídios teóricos/metodológicos para a área, já que “estudos que abordam o ensino de ciências na educação de surdos, ainda são escassos”. 

Aluno da UFABC desde 2012 quando ingressou no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Giovanni Scataglia, hoje doutorando, também reforçou a importância de conhecer a cultura de um novo país, mas enfatiza a oportunidade de estar em contato com pesquisadores internacionais: “Pude conversar pessoalmente com pesquisadores que com frequência cito em minhas pesquisas, o que me provocou uma grande satisfação. Pude também estabelecer parcerias de pesquisa com pesquisadores de outros países, como a Grécia por exemplo”.

pos graduandos de ensino e historia das ciencias e da matematica participam de simposio na lituania foto giovanni

Scataglia apresentou a pesquisa Science and Technology Education: New Developments and Innovations, uma investigação sobre as concepções e impressões de um grupo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca do Currículo de Ciências Naturais da Cidade de São Paulo pela abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), “uma estratégia que busca aproximar os alunos da educação básica do fazer científico, buscando desenvolver habilidades como organizar informações, levantar e testar hipóteses, argumentar e justificar”, explica.

Os resultados da pesquisa indicam que o grupo de professoras investigado possui dificuldades em planejar e executar aulas com a abordagem do EnCi, contudo, o grupo “reconhece a potencialidade da abordagem do EnCI, como uma estratégia de potencializar a aprendizagem de ciências pelos estudantes, assim como aumentar o engajamento e interesse destes pela área de Ciências Naturais”.

pos graduandos de ensino e historia das ciencias e da matematica participam de simposio na lituania foto marcela

Já Marcella Shimada, mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática, pesquisou como três estudantes de graduação da UFABC perceberam a participação deles em uma atividade metavisual baseada em investigação (IBMA) que envolveu conceitos de cinética química, no estudo Students' perception of an inquiry-based metavisual activity about concepts of chemical kinetics: “O estudo destacou que tais abordagens podem ser eficazes para a reconstrução de conceitos, especialmente no contexto do ensino de química, mas também ressaltou a necessidade de considerar o conhecimento prévio dos estudantes em áreas específicas, a fim de otimizar o processo de aprendizagem”.

Licenciada em química pelo IFSP, Shimada enfatiza o processo para ter o trabalho acolhido no evento: “Ao submeter minha pesquisa para o BalticSTE, recebi pareceres de pesquisadores internacionais antes de ser efetivamente aceita no congresso. Foi uma etapa desafiadora e o feedback crítico e construtivo contribuiu significativamente para o aprimoramento da qualidade do trabalho”.

A orientadora dos pós-graduandos, Profª. Drª. Solange W. Locatelli avalia a participação no BalticSTE 2023 como muito importante para formação e trajetória dos estudantes: “Foi um momento em que puderam compartilhar/aprimorar suas pesquisas de mestrado/doutorado com pesquisadores experientes (alguns sendo referenciais teóricos na área de ciências), tendo sido muito elogiados por eles, principalmente no tocante à qualidade dos mesmos. Fizemos parcerias e temos possibilidades para futuras colaborações em outros países, como a própria Lituânia ou África do Sul”.

pos graduandos de ensino e historia das ciencias e da matematica participam de simposio na lituania foto todos

Professora adjunta da UFABC desde 2016, reconhece a importância da internacionalização para aumentar a qualidade, proporcionar reconhecimento e impacto das produções acadêmicas: “Os trabalhos foram avaliados por um comitê internacional, qualificados, aprovados e publicados nos anais do evento com ótimos indexadores”.

A docente também fez uma apresentação oral com o tema "Drawings to learn chemistry: Limits and possibilities”, na qual falou sobre utilização de desenhos na (re)construção de conceitos químicos no contexto de sala de aula: “Os principais resultados até o momento, é que a utilização dos desenhos pode ajudar a promover a metacognição e a revisar o nível submicro, necessário ao entendimento de química”.

pos graduandos de ensino e historia das ciencias e da matematica participam de simposio na lituania foto solange

Locatelli, Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Química), colabora no comitê científico do BalticSTE desde a edição anterior como organizadora local e divulgando o evento na América Latina. Sobre os últimos avanços e desafios, comenta que investimentos na formação docente continuam a ser importantes e em discussão. Neste ano, outros assuntos que também se destacaram foram “a aprendizagem STEAM (proposta de integração das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e o uso da inteligência artificial, o ChatGPT, que já é uma realidade, e precisamos saber como lidar com a questão”.


Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC)

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página