Página inicial > Notícias > Parceria entre UFSCar e UFABC amplia projetos de divulgação científica

Parceria entre UFSCar e UFABC amplia projetos de divulgação científica

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 13h44

A divulgação científica consiste em levar informações sobre a ciência para o público em geral, pesquisadoras e pesquisadores, através de textos, imagens, áudios e vídeos. Essa troca de informações, através da apresentação das pesquisas e seus resultados, compartilhamento de descobertas e métodos, auxilia não somente a comunidade científica, mas a sociedade em geral, sendo imprescindível para que a ciência avance cada vez mais.

As atividades de divulgação científica ganharam visibilidade e valorização nos últimos anos e, neste início de 2023, uma parceria conjunta entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) permitiu a ampliação da visibilidade dos temas de pesquisas desenvolvidas nas duas instituições.

Desde março, o Click Ciência - canal de divulgação científica criado pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI - UFSCar) - passou a exibir vídeos com as pesquisadoras e pesquisadores vinculados à UFABC apresentando suas linhas de atuação e pesquisas em desenvolvimento. O canal apresenta ainda, diversas produções de divulgação científica, educação e cultura.

A ação de extensão "ClickCiência UFABC: produção de uma série de vídeos de divulgação científica com pesquisadores da Universidade Federal do ABC" é coordenada por Tárcio Minto Fabrício, professor visitante no Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH UFABC, tendo os professores Bruno Rafael Santos de Cerqueira, do CCNH - UFABC e Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, do Departamento de Física (DF) da UFSCar como coordenadores adjuntos. A iniciativa conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Universidade - que auxilia na gravação dos episódios do ClickCiência - no intuito de estreitar a relação entre a comunicação científica da UFABC e da UFSCar.

Outra iniciativa fruto desta parceria, a série online “Ciência de Divulgar Ciência”, também coordenada pelo professor Tárcio Minto Fabrício, reúne pessoas envolvidas com a divulgação científica – divulgadores, jornalistas, cientistas, educadores e outros profissionais – para reflexões e, principalmente, compartilhamento das diferentes experiências.

A série de conversas integra o curso de extensão “Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência: articulando teorias e práticas”, uma realização em parceria entre o Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a UFSCar, por meio de seu Instituto da Cultura Científica (ICC) e do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI). Com 92 horas no total, o curso, que oferecia 50 vagas, teve quase 300 pessoas inscritas.

As exposições ocorrem no Canal ClickCiência no YouTube, onde também ficam gravadas para quem quiser assistir depois. A programação vai até o mês de julho.

Além de Fabrício, também atuam como docentes no curso Adriana Pugliese Netto Lamas, docente no CCNH, e Mariana Rodrigues Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC UFSCar) e Coordenadora Executiva do LAbI.

Assista aos vídeos da série “Ciência de Divulgar Ciência”:

Veja os vídeos do ClickCiência UFABC:

Acompanhe o canal ClickCiência no YouTube