Enactus UFABC conquista dois prêmios nacionais em evento de empreendedorismo social
Entre os dias 22 e 25 de julho, a entidade estudantil Enactus UFABC marcou presença no ENEB (Encontro Nacional Enactus Brasil), o maior evento de empreendedorismo social jovem do país, realizado na UFPA, em Belém do Pará, cidade que, em breve, será palco da COP30 e centro dos debates globais sobre o futuro do planeta.
Durante o evento, que celebrou os impactos gerados pelos times Enactus de todo o Brasil, a equipe da UFABC teve a honra de ser agracidada com dois prêmios nacionais:

- Prêmio Geração 360 ° – Instituto Orizon Social (PROJETO REPLASTIKA)
A equipe foi premiado com o projeto Replastika, que transforma resíduos plásticos coletados no ABC Paulista em filamentos recicláveis, utilizados para a criação de bolsas, acessórios e itens utilitários. Além da sustentabilidade, o projeto promove a inclusão produtiva de comunidades vulneráveis, com foco em capacitação, geração de renda e empreendedorismo local.

- 1º lugar no Hackathon Pela Saúde – BD 2025 (PROJETO DIGNAELAS)
O segundo reconhecimento veio com o projeto DignaElas, que propõe uma solução completa para a dignidade menstrual. A partir da fibra da bananeira e tecidos reutilizados, mulheres em situação de vulnerabilidade são capacitadas para produzir bioabsorventes acessíveis e ecológicos, promovendo autonomia, saúde e consciência ambiental.

Segundo a organização do evento, os prêmios são reflexo do trabalho coletivo, da inovação e do compromisso com impacto social e ambiental da equipe Enactus UFABC.
Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos formada por uma comunidade de alunos, acadêmicos e líderes de negócio, comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para transformar vidas e construir um mundo melhor e mais sustentável. Guiados por professores conselheiros e especialistas em negócios, os estudantes participantes formam times em suas universidades para criar e implementar projetos comunitários que empoderam as pessoas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida e subsistência.
Texto: Ana Carolina - Enactus UFABC. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais