Página inicial > Notícias > Alunos de Políticas Públicas apresentam resultados de imersão em Diadema e universidades de São Paulo

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 17h12

Na presença dos secretários da atual gestão à frente do Município de Diadema, alunos da disciplina Observatório de Políticas Públicas compartilharam suas experiências vivenciadas ao longo de uma semana acompanhando, in loco, a atuação da prefeitura e das universidades.

Os temas abordados foram cultura, segurança, planejamento, educação, habitação e segurança alimentar. Na USP e na Unifesp, os discentes debruçaram-se sobre as questões de inclusão e políticas de assistência estudantil.

alunos de politicas publicas apresentam resultados de imersao em diadema e universidades de sao paulo foto 02

Professor Wilson Mesquita, Doutor e Mestre em Sociologia, explica que a imersão ajuda o estudante a trabalhar várias dimensões ao se colocar como pesquisador no diálogo entre teoria e prática: “Por se tratar de um trabalho de observação de campo, mais propriamente o que chamamos de observação direta, tal atividade favorece a interlocução entre conteúdos teóricos trabalhados na UFABC com o ambiente real onde as políticas públicas são realizadas, enriquecendo a formação estudantil.”

Durante o quadrimestre, os alunos contaram com aulas de preparação para conhecer a política municipal específica e, de forma geral, a gestão da Prefeitura, além de metodologia de pesquisa em campo, observação e elaboração de relatório. Em alguns casos, tiveram aula com os próprios secretários. No seminário final, apresentaram a política pública setorial em perspectiva histórica, a experiência em campo, a relação com os interlocutores, os aprendizados e os desafios da gestão com relação à continuidade das políticas.

alunos de politicas publicas apresentam resultados de imersao em diadema e universidades de sao paulo foto 01

“Um dos grandes desafios das políticas públicas, de forma geral, é manter a continuidade das ações apesar da descontinuidade na gestão. A cada eleição, a gestão se renova e, mesmo se a mesma coligação se mantém no governo, políticas e programas são interrompidos.”, esclarece a professora Maria Livia de Tommasi, responsável pelos diálogos entre a Universidade e o Município.

“Eles (os secretários) foram super disponíveis e abraçaram a proposta com muita vontade de tecer relações com a UFABC. Esperamos consolidar essa parceria que, de fato, levantou muitas expectativas de continuidade por parte dos gestores. Os alunos da UFABC tem muito a contribuir com a gestão pública da região.”, concluiu a professora.

Ainda segundo a pedagoga, “temos que considerar que o curso de políticas públicas é um curso de ciências sociais aplicadas" e a disciplina que possibilita conhecer a execução de políticas públicas. “Para os alunos, foi de extrema importância sair da sala de aula e poder conhecer como as políticas públicas acontecem na prática do trabalho de gestores, técnicos e na vida dos moradores. As apresentações refletiram a riqueza da aprendizagem realizada e foram plenamente satisfatórias”, concluiu.

alunos de politicas publicas apresentam resultados de imersao em diadema e universidades de sao paulo foto 03

Com a aprovação do projeto pedagógico de 2023, a partir do próximo ano, o Observatório de Políticas Públicas passará a ser componente curricular integralizador extensionista, com matrículas realizadas pelo CECS, chamado "Imersão", obrigatório para cursos de políticas públicas, seguindo diretrizes curriculares nacionais.

O professor Diego Sanches Corrêa, coordenador do Bacharelado em Políticas Públicas, exalta a importância de parcerias como essa para o curso: “Os estudantes aprendem com os gestores, são estimulados a aplicar o conhecimento teórico que obtêm nas disciplinas. Os gestores, por sua vez, têm a oportunidade de refletir sobre as próprias políticas que implementam, a partir do conhecimento acadêmico compartilhado pelos estudantes e docentes".

Texto e fotos: Monique Scantamburlo - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Federal do ABC (ACI UFABC).