Página inicial > Notícias > Premiados em concursos de conhecimento têm chance de acesso à graduação da UFABC em 2022

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 11h56

A Universidade Federal do ABC abre processo seletivo para modalidade de acesso à graduação em 2022 que permite a estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento e competições científicas se matricularem nos cursos interdisciplinares de ingresso.

Essa possibilidade está com inscrições abertas até 31 de janeiro, por meio de formulário eletrônico. Podem se candidatar estudantes do Ensino Médio contemplados em concursos promovidos nos três anos anteriores ao de ingresso postulado na UFABC, ou seja, no processo seletivo vigente, valem premiações obtidas de 2019 a 2021 e homologadas até o final deste ano.

Há 20 vagas reservadas para esse modelo de seleção, distribuídas entre os quatro cursos interdisciplinares de ingresso: Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T); Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H); Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE).

Os candidatos devem indicar uma única olimpíada ou competição de uma lista pré-definida de concursos nacionais e internacionais. As áreas de conhecimento das competições abrangem matemática, física, biologia, informática, computação, química, robótica, história do Brasil, linguística, astronomia e astronáutica.

Informações complementares estão disponíveis no Edital que dispõe sobre a reserva de "Vagas Olímpicas" na graduação da UFABC, leia o documento na página: Ingresso 2022 - PROGRAD UFABC.

ENEM/SISU

Além desta modalidade de seleção, a Universidade Federal do ABC utiliza também o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)/Sistema de Seleção Unificada (SISU) para seleção de candidatos à graduação.

Após a confirmação oficial do calendário do SISU 2022, as próximas etapas desse processo serão divulgadas na página “Ingresso 2022” no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFABC (PROGRAD). Recomenda-se aos participantes do ENEM 2021, interessados em concorrer às vagas para “Premiados em Olimpíadas e Competições de Conhecimento”, que também se inscrevam e participem do processo regular do Sisu.

Projeto Pedagógico Interdisciplinar

Na UFABC, o aluno ingressa em um dos quatro cursos interdisciplinares (BC&T, BC&H, LCH e LCNE). No quadrimestre* em que ingressa, o estudante é matriculado em disciplinas de seu curso interdisciplinar. A partir do segundo quadrimestre, o estudante pode solicitar matrículas tanto em disciplinas do seu curso de ingresso quanto de Cursos de Formação Específica (CFE) - na UFABC, é o aluno que faz sua matrícula.

Confira os vínculos entre cursos de ingresso e Cursos de Formação Específica (CFE) na página: Cursos de Graduação da UFABC

Ou seja, na UFABC é possível cursar disciplinas de Cursos de Formação Específica (CFE), como por exemplo, "Bacharelado em Neurociência", "Engenharia de Materiais", "Licenciatura em Filosofia", "Licenciatura em Matemática", etc., antes mesmo de concluir o curso de ingresso.

Entretanto, cabe destacar que há critérios que devem ser observados durante os processos de matrículas em disciplinas.

Confira as informações gerais referentes à graduação da UFABC na página: Ingresso 2022 - PROGRAD UFABC.

*Diferente de outras instituições de ensino que adotam o regime semestral em seu calendário acadêmico, a UFABC adota o regime quadrimestral. Ou seja, há três períodos letivos por ano.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC), com informações da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UFABC)