Página inicial > Notícias > Presença de instituições alemãs no Brasil favorece intercâmbio; UFABC tem acordo de cooperação com universidades do país

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 13h51

Atuar em projetos de pesquisa ou cursar a graduação e a pós na Alemanha pode não ser um desejo tão distante da realidade dos brasileiros. O país germânico é um dos mais presentes no país por meio de suas instituições acadêmicas e de fomento à pesquisa. O Serviço Alemão para Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por exemplo, oferece bolsas de estudo e pesquisa em instituições alemãs. Além de atuar como parceiro do governo brasileiro no programa Ciências sem Fronteiras (CsF), o DAAD também oferece um amplo leque de bolsas próprias que, diferentemente das bolsas do programa CsF, também contemplam pesquisadores e alunos da área das ciências sociais e humanas.

"Estudar na Alemanha tem como vantagem a possibilidade de conhecer um dos países mais inovadores do mundo, com universidades de longa tradição em excelência acadêmica, tendo, por exemplo, aquela que é considerada a melhor engenharia do mundo", explica o pró-reitor de Pesquisa da UFABC, Klaus Capelle. "Outra vantagem adicional é que a Alemanha, está no coração da Europa e é uma porta de entrada para o continente", completa.

As instituições alemãs costumam requerer proficiência mínima em alemão para conceder a bolsa a alunos da graduação. Já para colaborações em pesquisa, e cada vez mais também para intercâmbio na pós-graduação, conhecimento de inglês é suficiente. Há ainda a possibilidade de o estudante selecionado receber uma bolsa para fazer aulas de alemão antes de efetivamente entrar no curso regular da universidade.

Com o intuito de reunir as principais instituições alemãs de intercâmbio acadêmico e fomento à pesquisa, a Pró-reitoria de Pesquisa organizou um workshop com o título "Pesquisar e Estudar na Alemanha" no último dia 28. Além do DAAD, estiveram presentes a Fundação Alexander von Humboldt, a Fundação Alemã para a Pesquisa Científica (DFG) e o Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP). "Nesse evento, nosso objetivo foi estimular parcerias com instituições alemãs, já que o país é um dos que contam com grande representação acadêmica no país", explicou o prof. Klaus.

UFABC e a Alemanha
No próprio workshop, a UFABC estabeleceu contato oficial com as quatro agências alemãs presentes. Por intermédio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), a Universidade anteriormente já tinha assinado um acordo de cooperação com um grupo de instituições alemãs de ensino superior, a Aliança Universitária Metrópole Ruhr (UAMR). Pelo programa Ciência Sem Fronteiras, coordenado na UFABC pela ARI, a UFABC atualmente tem seis alunos na Alemanha. Através dessas ações, a UFABC espera construir fortes laços de cooperação acadêmica e científica com os germânicos.