Página inicial > Notícias > Professor desenvolve ferramenta computacional que auxilia distribuidoras de energia na tomada de decisões

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2009, 07h45
O artigo de autoria do professor da UFABC Ivo Chaves da Silva Junior ("Brazilian Energy Auctions Analysis Based on Evolutionary Algorithms") apresenta um estudo sobre os leilões de energia realizados entre os anos de 2004 e 2008 e, a partir dessas informações, fazendo uso de uma técnica de inteligência artificial (algoritmos evolucionários), foi desenvolvido um programa computacional com o objetivo de sinalizar para as distribuidoras de energia elétrica a melhor forma de contratação.  Ou seja, trata-se de uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões.

O trabalho, redigido em parceria com a Universidade de Viçosa - cuja autora, Cristina Marcia Barros de Castro, é aluna recém-aprovada do curso de doutorado em Energia da UFABC, Universidade Federal de Juiz de Fora e PUC - Rio, foi aprovado para ser apresentado em congresso internacional do IEEE PES- PowerTech 2009, que será realizado entre os dias 28 de junho a 2 de julho, na cidade de Bucareste, Romênia.

No Brasil, o novo modelo energético adota os procedimentos de leilões para a contratação de energia, sendo que as distribuidoras de energia representam os agentes compradores. Dessa forma, resta às distribuidoras a formação de um portfólio ótimo visando uma contratação eficiente, a fim de garantir o retorno de investimento.

De acordo com o professor Ivo Chaves da Silva Junior, a aceitação do artigo acontece em hora oportuna, uma vez que está sendo criado na UFABC, com a iniciativa da professora Patrícia Teixeira Leite e do professor Ricardo Caneloi, além da participação de outros professores, um grupo de estudo e pesquisa em sistemas elétricos de potência no qual serão abordadas seis linhas de pesquisa, sendo mercado de energia uma delas.

Acesse o site do congresso

Acesse o site do grupo de estudo e pesquisa em sistemas elétricos de potência (UFABC)

16/4/2009