Programa de qualificação profissional de jovens do ABC oferece 2800 vagas em cursos gratuitos
O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Há vagas para os cursos de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental, Auxiliar de Geoprocessamento, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Auxiliar de Eletricista de Sistema de Energias Renováveis.
A iniciativa oferece 2.800 (duas mil e oitocentas) vagas, com bolsa mensal no valor de R$ 200,00 para transporte e alimentação. O recebimento do valor está condicionado ao comparecimento às aulas.
Há alguns requisitos para participar do programa, como ser morador de um dos municípios do Grande ABC, ter idade entre 16 e 29 anos até a data da inscrição; possuir ensino médio concluído ou estar matriculado no ensino regular de Educação Básica (Fundamental ou Médio) ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em qualquer época do ano letivo e outras condições descritas em edital.
As aulas ocorrerão de agosto a novembro de 2025. No ato da inscrição o candidato deverá optar pela localidade onde frequentará as atividades previstas no curso, bem como o curso e o período.
Os interessados devem se inscrever pela internet. O prazo para inscrições vai de 01 a 30 de junho de 2025. O edital com todas as informações, critérios de elegibilidade, link para inscrição e documentação necessária está disponível no site do curso: pmq.inova.ufabc.edu.br.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sobre o PMQ
O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) é um programa nacional instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Portaria MTE Nº3.222 de 21 de agosto de 2023, voltado para o desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional na perspectiva do trabalho decente, a jovens e trabalhadores, de forma a contribuir com a formação geral, o acesso e a permanência no mundo do trabalho, considerando-os como sujeitos coletivos, em processo de construção e qualificação no trabalho e a partir dele.
O PMQ na UFABC
A UFABC teve dois projetos aprovados no PMQ, conforme o despacho da Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda publicado em 03 de novembro de 2023.
As qualificações ocorrerão em espaços de convívio nos territórios das cidades, em escolas públicas da região do ABC e em laboratórios especializados localizados nas estruturas de ensino e pesquisa da UFABC e/ou de instituições parceiras.
Cada um dos campos profissionais constituirá uma qualificação própria, com duração de 200h/aula (duzentas horas/aula), atendendo um total de 4.750 participantes. Destas horas, no mínimo 160h/a (cento e sessenta horas/aula) serão destinadas à capacitação profissional e 40h/a (quarenta horas/aula) abordarão temas contribuintes à qualificação social, contemplando debates alinhados ao desenvolvimento sustentável do presente e do futuro.
No projeto “Qualificação Social e Profissional no Grande ABC: Geoprocessamento, Eficiência Energética, Turismo e Produção Cultural’, as ações de qualificação se darão em quatro campos profissionais distintos, totalizando seis qualificações: Eficiência Energética (Eletricista de Sistema de Energias Renováveis); Geoprocessamento (Auxiliar de Geoprocessamento), Turismo (Condutor(a) de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local e Condutor (a) de Turismo em Espaços Culturais Locais); e Produção Cultural (Agente Cultural e Assistente de Produção Cultural). No total, este projeto visa a qualificação de 3.750 jovens entre 16 e 29 anos residentes na região do ABC.
O projeto “Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho doméstico, trabalho mais que decente” visa a qualificação social e profissional de 1.000 Trabalhadoras Domésticas da região do ABC, na perspectiva do cuidado e do trabalho decente, construindo um espaço de qualificação e troca de experiências voltado a trabalhadoras domésticas dos 7 (sete) municípios que formam a região do ABC. A escolha pelo protagonismo das trabalhadoras domésticas nesta proposta se justifica pela premente necessidade de promoção de cidadania e acesso a direitos a estas trabalhadoras historicamente discriminadas, ressaltando o reforço ao desenvolvimento da qualificação social e profissional como um direito e uma política pública.
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC.
Redes Sociais