Página inicial > Notícias > Projetistas de miniavião procuram parceiros para novos trabalhos

Projetistas de miniavião procuram parceiros para novos trabalhos

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2009, 10h00
Os alunos do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (GPDA) apresentam no próximo dia 17, às 13h, no auditório do 8º andar do Bloco B, os resultados do projeto de construção de um avião em escala reduzida. Durante a apresentação, os estudantes da universidade serão convidados a se associar ao GPDA em novos trabalhos aeroespaciais.
gpda-no-campo
Ter cursado disciplinas com temática referente ao ensino da aeronáutica é um dos requisitos básicos para o candidato a uma vaga no grupo. O processo seletivo inclui também entrevista com o capitão da equipe, Francisco Martins.

Formado em julho de 2008 por 11 alunos, o GPDA foi criado para construir um protótipo capaz de participar do SAE Brasil AeroDesign, competição que reuniu em sua 11ª edição, em outubro, projetistas de miniaviões de universidades de 16 Estados, além de participantes da Venezuela, México e Índia.

As instalações da Embraer e do ITA em São José dos Campos serviram de sede para as provas do campeonato, que incluíam apresentação oral dos projetos e avaliação do pouso e decolagem dos protótipos. A meta do GPDA, depois da primeira experiência, é aprimorar a construção da aeronave para a próxima competição, o que, segundo os integrantes, reforçará o conhecimento obtido durante as aulas. "Trata-se de um projeto aeronáutico. Todo o embasamento teórico necessário para construir o avião é real. Quem trabalhar nesse setor já terá familiaridade com o processo", explica Martins.

O grupo obteve novos patrocínios para reiniciar os trabalhos e continuará contando com o apoio da UFABC, que cede a central multiusuário e financia gastos com transporte e estada dos alunos durante a competição.

9/11/2009