Página inicial > Notícias > Projeto de professor da UFABC busca melhor compreensão de mecanismos biológicos

Projeto de professor da UFABC busca melhor compreensão de mecanismos biológicos

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2009, 10h05
Um projeto do professor da UFABC Luis Paulo Scott ("Methodological developments based on genetic algorithm and normal mode technique to simulate molecular docking") tem como objetivo principal desenvolver modelos, técnicas e métodos para simular a interação proteína-ligante e a interação proteína-proteína com o propósito de estudar e compreender melhor alguns mecanismos biológicos.  Além disso, ele pode viabilizar o desenvolvimento de softwares que auxiliem na concepção de novos medicamentos.

O projeto também prevê a aplicação de técnicas experimentais de biofísica e bioquímica para completar os resultados obtidos com as simulações computacionais. Vários complexos proteína-proteína e proteína-ligante serão estudados e utilizados para testar as técnicas e metodologia desenvolvidas.

O trabalho teve sua proposta para a realização do programa de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França aprovada pela Fapesp e o Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS). Agora, o professor David Perahia e pesquisadores da Universidad de Paris-Sud virão à UFABC, e o professor Scott e pesquisadores desta universidade irão até a França. Scott e Perahia coordenarão o projeto - que conta com a colaboração do professor Jiri Borecky, da UFABC - nos seus respectivos países.

22/4/2009