Página inicial > Notícias > Projetos da UFABC participam da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 13h28

A Universidade Federal do ABC está sendo representada na 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, realizado de 03 a 10 de dezembro de 2021, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (Brasília/DF), possui como tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta" e visa aproximar crianças, jovens e famílias dos avanços científicos e tecnológicos atuais bem como da discussão sobre as perspectivas futuras.

Monitoramento de COVID-19 no esgoto

Um dos projetos da UFABC presente na SNCT é o da "Rede de Monitoramento de Covid-19 em Águas Residuais", sob coordenação do Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Bueno, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). O projeto conta com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Saúde (MS).

snct2021 projeto ufabc monitoramento covid esgoto foto 1

Nesta iniciativa, os pesquisadores estão atuando para determinar a presença do SARS-CoV-2 e suas variantes no sistema de esgotamento sanitário – poços de visita (PV), estações elevatórias de esgoto (EEE) e na entrada das estações de tratamento de esgoto (ETEs) –, como uma ferramenta de vigilância epidemiológica, além de antecipar picos da doença em determinadas regiões.

snct2021 projeto ufabc monitoramento covid esgoto foto 5snct2021 projeto ufabc monitoramento covid esgoto foto 3

A Rede de Monitoramento de Covid-19 em Águas Residuais está presente no evento por meio de painéis sobre o projeto e pela promoção de atividades de divulgação científica.

Ciências antárticas

Outro projeto também presente no evento, a convite do MCTI, é o "InterAntar: Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Comunicação e Mediação das Ciências Polares", coordenado pela docente Sílvia Dotta, do Centro de Matemática Computação e Cognição (CMCC), da UFABC. A ação conta com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O InterAntar UFABC promove cursos de formação de professores para a inserção das regiões polares no currículo da Educação Básica, dando enfoque ao uso de tecnologias educacionais, através da produção de vídeos, podcasts e jogos educativos.

foto interantar ufabc snct 2021 foto 1foto interantar ufabc snct 2021 foto 2

Fotos: Instagram Antártica ou Antártida?

Em 07 de dezembro, durante o evento, estão sendo lançados alguns materiais de comunicação do projeto, com destaque para o canal do TikTok "Antártica ou Antártida?" dirigido para crianças e adolescentes.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Fotos: Rede de Monitoramento de Covid-19 em Águas Residuais / Instagram Antártica ou Antártida?