Página inicial > Notícias > Recém-inaugurado, Bloco Zeta potencializa pesquisa e inovação na UFABC

Recém-inaugurado, Bloco Zeta potencializa pesquisa e inovação na UFABC

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 15h02

O novo bloco Zeta, no campus de São Bernardo do Campo, possui 22 laboratórios de pesquisa científica e inovação tecnológica em diversas áreas, dentre as quais genética, tecnologias assistivas e inclusão, desenvolvimento energético e equipamentos médicos. O prédio também abriga 12 laboratórios didáticos e salas de aula voltadas às atividades de pós-graduação. A consolidação do prédio contou com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de emendas parlamentares.

No dia 2 de junho, antes da Cerimônia de Inauguração, o Presidente visitou as instalações do novo prédio. Acompanhado da comitiva presidencial, do Reitor Dácio Matheus, Vice-reitora Mônica Schroder, Chefe de Gabinete Simone Pellizon e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Daniel Pansarelli, conheceu um dos laboratórios, o HEartLab, e conversou com o professor coordenador Prof. Dr. João Salinet sobre a pesquisa para o aperfeiçoamento da identificação de anormalidades no sistema de condução elétrica do coração, com foco na fibrilação atrial (FA).

“Expliquei a limitação do atual tratamento e tecnologias médicas, seu alto valor e por fim como a população brasileira é desassistida, sem tratamento, ocasionando limitações em suas qualidades de vidas, desenvolvimento de comorbidades e aumento de chances de morte. Mostramos um coração ao vivo, em pleno funcionamento, sendo mapeado em 3D pela atual tecnologia médica, e simultaneamente com o padrão ouro, para customização no diagnóstico desta doença, tudo desenvolvido aqui, um procedimento altamente complexo, e com tecnologia de ponta”, relata o professor PhD em Bioengenharia pela University of Leicester.

foto lula visita ufabc 1

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Fibrilação atrial, uma condição cardíaca arrítmica, é uma patologia cardiovascular crônica não infecciosa e representa um problema de saúde pública em todo o mundo. Associada a altas taxas de morbidade e mortalidade, é responsável por 33% de todas as internações por arritmias. Além disso, a FA aumenta significativamente o risco de acidente vascular cerebral isquêmico a longo prazo. Os atuais equipamentos comerciais disponíveis para o tratamento da FA utilizam técnicas convencionais de processamento de sinais e os sistemas são importados com custos elevados.

A pesquisa realizada no HEart Lab visa personalizar e aprimorar as técnicas utilizadas, combinando conhecimentos nas áreas de eletrofisiologia cardíaca, processamento de sinais e imagens, e hardware. Com a customização dessas técnicas, espera-se obter resultados mais precisos na interpretação dos sinais e mapas durante a FA, permitindo uma melhor caracterização e localização das fontes arritmogênicas.

Na ocasião da inauguração, o servidor Lúcio de Freitas, técnico de laboratório na área de eletrônica, também teve a oportunidade de entregar uma homenagem ao governante: Um logo da UFABC impresso em 3D, com os dizeres “Muito obrigado, presidente Lula”. A impressora 3D foi adquirida em 2019 para uso didático. Com ela, já foi possível produzir um modelo de turbina de avião semiaberta totalmente funcional, além dos face shields durante a pandemia.

foto lula visita ufabc 2

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

“Como filho de pedreiro e uma costureira, da periferia de Diadema, poder estudar engenharia em uma universidade federal e, ainda por cima, trabalhar aqui, não tenho nem como demonstrar a gratidão que tenho pelo Presidente Lula e seu projeto de expansão do ensino superior federal.”, diz Lúcio sobre representar a comunidade perante o primeiro doutor honoris causa da UFABC.

Ao final da visita, o Presidente foi apresentado ao livro manifesto de 2003, com centenas de assinaturas da sociedade civil que, à época, reivindicava a criação de uma Universidade Federal na região do Grande ABC. Passados 20 anos, Lula assinou, na primeira página em branco, uma mensagem reiterando a consolidação da Universidade e o contínuo compromisso com pesquisas e ensino de excelência.

foto lula visita ufabc 3

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Veja algumas fotos do Bloco Zeta no Instagram da UFABC:

Marcador(es):