Página inicial > Notícias > Reitoria divulga esclarecimento sobre índice de evasão

Reitoria divulga esclarecimento sobre índice de evasão

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2010, 08h48
A questão da evasão na UFABC foi abordada em matéria publicada na imprensa no último final de semana. O índice apresentado motivou a Reitoria da Universidade a prestar esclarecimentos sobre esse tema.

"No último domingo, 21 de fevereiro, o jornal 'O Estado de São Paulo' publicou a matéria 'Federal do ABC tem evasão de 42%'. Nela, o leitor é informado de que 'a UFABC selecionou 4,5 mil estudantes de 2006 a 2009, mas no fim do ano passado só tinha 2.617 alunos'. Como 2.617 correspondem a 58% de 4.500, o jornal concluiu pela evasão de 42% que dá título à matéria. Em respeito à verdade, à comunidade acadêmica e ao público em geral, é necessário contextualizar esse número com as seguintes informações:

1. Na sua melhor definição, a evasão não deve tomar por base o número de selecionados, mas sim o número de alunos de cada turma que efetivamente inicia o curso, comparecendo à primeira semana de aula;

2. Usando o conceito acima, a evasão aferida em fevereiro de 2010 das três primeiras turmas da UFABC é de 46% após três anos, 30% após dois anos e 17% após um ano, sugerindo uma clara tendência decrescente da evasão;

3. Posto que declinante, a evasão na UFABC ainda é muito alta, e será combatida com melhorias na infraestrutura, com mais apoio acadêmico e com o aprofundamento das nossas políticas afirmativas."

23/2/2010