Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Repositório de Dados da UFABC aprimora mecanismos de transparência e de organização das informações institucionais
Início do conteúdo da página

Repositório de Dados da UFABC aprimora mecanismos de transparência e de organização das informações institucionais

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 17h24

Alimentado pelas diferentes áreas da UFABC, o repositório armazena bases de dados e estatísticas relativas à instituição.

Prestes a adentrar em seu décimo quinto ano de atividades, a UFABC já acumula vasto e estratégico volume de dados referentes a sua trajetória e aos resultados que produz.  São variadas informações nos âmbitos do ensino de graduação e de pós, da pesquisa, extensão, gestão de pessoas, inclusão, acessibilidade, processos administrativos, aquisições, consumo, orçamento, dentre outros.

Com a proposta de ampliar os mecanismos de transparência e de proporcionar mais facilidade de acesso às informações institucionais, atualmente a Universidade dispõe de um Repositório on-line de Dados, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), com o apoio e a participação de diferentes áreas da universidade, e que está em consonância com o Plano de Dados Abertos 2020 – 2022.

De acordo com Mônica Schröder, atual dirigente da Propladi, o repositório de dados da UFABC pode ser a referência para a formulação e a avaliação de estratégias e políticas institucionais, para a elaboração de respostas às solicitações de órgãos colegiados internos, de órgãos de controle externo e de veículos de imprensa e é a base para a transparência institucional,  com a divulgação de informações relevantes para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Complementando a afirmação de Schröder, o pró-reitor adjunto da área, Leonel Sampaio, afirma que o objetivo do repositório é aprofundar e aperfeiçoar uma cultura de dados na instituição, mantendo-se a qualidade das informações divulgadas, sua precisão e sua atualização periódica.

O Repositório é alimentado pelas áreas da UFABC e possui duas categorias: base de dados e estatísticas. Ademais, em conformidade com as orientações da Controladoria Geral da União (CGU), os dados do repositório são disponibilizados nos formatos abertos ODS e CSV.  O Repositório de Dados da UFABC está disponível em:  https://dados.ufabc.edu.br/. Vale lembrar que o espaço de alocação de dados institucionais, o  UFABC em Números, foi remodelado para servir como material simplificado de apresentação da instituição, estando baseado nas informações do Repositório.


Acesse também:
Plano de Dados Abertos 2020-2022
Portaria da Reitoria que institui o Plano de Dados Aberto e o Repositório de Dados da UFABC

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Universidade Federal do ABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página