Página inicial > Notícias > Representações acadêmicas realizam manifestação em defesa da universidade, educação e ciência

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 09h58

foto vice reitora ufabc ato contra os cortes 01Entidades representativas das diversas categorias da comunidade acadêmica se reuniram em 21 de junho no Campus Santo André para o ato conjunto de protesto “UFABC contra os cortes”. O evento fez parte do “Dia Nacional de Não aos cortes em Educação e Ciência”, ação promovida por entidades científicas e acadêmicas que integram o movimento Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento. A nova vice-reitora, Mônica Schröder, compareceu como convidada/representante de Reitoria.

A dirigente falou da continua dificuldade que a UFABC tem vivido pela imposição de cortes orçamentários ao longo dos últimos anos. Ela destacou a preocupação com a capacidade de manutenção das políticas institucionais de permanência de alunos, lembrando que este ano o Governo Federal determinou, além de bloqueios, o cancelamento de recursos.

A vice-reitora informou que o funcionamento da Universidade se mantém pela organização e mobilização em duas frentes: esforço interno de adequação e aproximação com representações parlamentares. Ante os desafios colocados para financiamento das instituições federais de ensino, Schröder definiu o orçamento público como “peça estratégica para se decidir o modelo de Estado que a sociedade deseja”.

foto publico ufabc ato contra os cortes 03foto publico ufabc ato contra os cortes 02

Participaram com mensagens de protesto os promotores do ato: Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretório Acadêmico de São Bernardo do Campo (DA), Associação dos Pós-Graduandos (APG), Sindicato dos Trabalhadores da UFABC (SINTUFABC) e Associação de Docentes da UFABC (ADUFABC).