Página inicial > Notícias > Representando a Andifes, reitor Dácio Matheus participa de reunião para tratar sobre parceria entre universidades federais e Governo Federal com Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secom

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 14h28

Na tarde desta segunda-feira, 6, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, recebeu os membros da Comissão de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitores Lúcia Pellanda (UFCSPA) e Dácio Matheus (UFABC), e representantes do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), órgão assessor da Andifes, para tratar sobre a possibilidade de parceria entre as universidades federais, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o governo para a divulgação do conteúdo produzido pelas TVs e Rádios Universitárias.

“Entendemos que as universidades são muito importantes na produção de conteúdo a fim de fazer com que o governo volte a ser uma fonte confiável e tenha uma comunicação saudável com a população”, afirmou Paulo Pimenta.

“As universidades são um patrimônio do povo brasileiro, estão em 501 municípios e atendem mais de 1,1 milhão de alunos, e têm muito conhecimento sobre comunicação, sobre como combater a desinformação, sobre educação e saúde”, ressaltou a reitora Lucia Pellanda.

"A articulação da comunicação das universidades com a Secretaria de Comunicação do governo Federal abre uma oportunidade para alavancar nossas instituições como uma grande agência de comunicação científica que aumenta a divulgação de nossas produções para o grande público e pode subsidiar os agentes públicos na construção de políticas públicas de interesse regional e nacional", declarou o reitor Dácio Matheus.

representando a andifes reitor dacio matheus participa de reuniao para tratar sobre parceria entre universidades federais e governo federal com paulo pimenta ministro chefe da secom thumb foto

Crédito: Lucas Leffa. Equipe Ministro Paulo Pimenta.

Os representantes das universidades apresentaram as TVs e Rádios Universitárias, o serviço de Streaming e a Agência de Divulgação Científica da Rede Ifes de Comunicação Pública, além de destacar o interesse em estreitar o diálogo com a EBC para geração de conteúdo na grade de programação da TV Brasil e Rádio Nacional.

O sistema universitário federal conta com 33 TVs Universitárias e 36 Rádios Universitárias e produzem conteúdo educativo e cultural nas cinco regiões do país, com produções individuais e conjuntas, totalizando mais de 21 horas semanais de conteúdo inédito.

Também participaram do encontro o Dr. Francisco Daher, membro do Grupo de Trabalho de Radiodifusão do COGECOM e diretor de departamento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Mariana Pezzo, membro do Grupo de Trabalho da Agência de divulgação científica e Diretora do Instituto da Cultura Científica da Universidade Federal de São Carlos.

Texto: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Federal do ABC (ACI UFABC)