Página inicial > Notícias > Residência Pedagógica se soma à trajetória de dez anos do PIBID-UFABC nas escolas públicas da região

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 13h05

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFABC) celebra a primeira década de existência com a divulgação do projeto Sem fraturas: formação de professores/as para a produção de conhecimento e tradução em práticas educativas. O início das atividades de 2020 está previsto para o segundo semestre, quando serão concedidas 120 bolsas a estudantes de licenciaturas da Universidade e 15 bolsas a professores de escolas públicas da região do Grande ABC.

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC/CAPES) que visa proporcionar aos licenciandos, durante a primeira metade do seu curso, uma aproximação ao cotidiano das escolas públicas de educação básica e ao contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior (IES) em parceria com as redes públicas de ensino.

A professora Suze Piza, coordenadora do PIBID-UFABC, destaca que, para além de uma ponte entre a Universidade e a educação básica, o Programa se constitui como "uma política pública de alcance nacional que tem várias dimensões objetivas e subjetivas. Sua existência ressignificou os currículos das licenciaturas, em especial, a concepção dos estágios supervisionados e aproximou os licenciandos da carreira na rede pública de educação e da defesa de uma educação pública de qualidade. A próxima edição do projeto pretende contribuir com a formação de todos os envolvidos para a produção de conhecimento científico extremamente necessária em um momento em que a educação enfrenta e enfrentará seus maiores desafios".

Além do PIBID, os estudantes das licenciaturas da UFABC podem contar, ainda em 2020, com outro programa importante para sua formação. Trata-se da Residência pedagógica (MEC/CAPES) que visa promover o aperfeiçoamento da formação prática dos licenciandos, nesse caso, a partir da segunda metade de seus cursos. Por meio da imersão na escola de educação básica, são contempladas, entre outras atividades, a regência de sala de aula e a intervenção pedagógica acompanhadas por um professor do estabelecimento de ensino e orientadas por um docente da sua instituição formadora.

Sob o título Ação coletiva e construção pedagógica nas escolas, o projeto de Residência pedagógica da UFABC tem início previsto para o segundo semestre deste ano e contará com 96 bolsas destinadas a estudantes de licenciaturas, distribuídas em subprojetos temáticos nas áreas de Códigos e Linguagens (Matemática e Humanidades) e Ciências das Natureza. Participarão também 24 residentes voluntários e 12 professores que atuam na educação básica da região.

O coordenador, professor Marco Antônio Bueno Filho, destaca a inserção regional do projeto, por meio qual será possível "fortalecer vínculos dos licenciandos com as comunidades escolares da rede pública na região do ABCDMRR em territórios de vulnerabilidade social, contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente dentro e fora da UFABC, promover a construção de currículos e de propostas pedagógicas em permanente diálogo e em parceria com as comunidades escolares envolvidas e, ainda, promover o diálogo das escolas envolvidas entre si e delas com a Universidade".

Os editais dos processos seletivos para a concessão das bolsas do PIBID e da Residência Pedagógica da UFABC serão publicados entre os meses de julho e agosto. Os interessados devem acompanhar a divulgação em nossos canais de comunicação institucional.

Para conhecer mais sobre as experiências do PIBID-UFABC, assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FxN7ht7PstE