Página inicial > Notícias > Reunião da Sociedade Brasileira de Química premia aluno de pós-graduação da UFABC

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2009, 08h35
O aluno de pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química da UFABC Rodrigo Chelegão foi premiado em sessão da 32ª Reunião Anual da SBQ. A láurea foi conquistada devido ao trabalho "Validação de Procedimento visando à determinação direta de Cd, Cu e Pb em organismos marinhos por SS-GF AAS". Bolsista do mestrado da universidade, Chelegão é orientado pela professora Cassiana Seimi Nomura e seu trabalho concorreu com outros 267.

No projeto, o estudante apresentou o desenvolvimento e validação de um procedimento para microanálise direta de organismos marinhos na determinação de Cd, Cu e Pb, por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite e amostragem direta de sólidos (SS-GF AAS). Esses elementos são comumente absorvidos nos tecidos de organismos marinhos, que são utilizados como biomarcadores de contaminação, fornecendo informações na avaliação do risco à saúde humana.

A Reunião Anual da SBQ foi realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Fortaleza. O evento reuniu 2417 trabalhos, divididos em 18 categorias. Alunos e docentes da UFABC apresentaram 44 painéis durante o encontro. A miniconferência do professor Erick Leite Bastos e os minicursos ministrados pelos professores Wendel Andrade Alves e Frank Nelson Crespilho marcaram a participação da universidade no evento.

O Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia / Química, professor Mauro Coelho dos Santos, esteve ainda na reunião do fórum de pós-graduação da SBQ. Ele também integrou bancas avaliadoras do evento junto com os professores Hugo Barbosa Suffredini, Káthia Maria Honório e Wendel Andrade Alves.

A UFABC obteve premiações em todas as edições de reunião da SBQ das quais participou.

16/6/2009