Página inicial > Notícias > Reunião da Sociedade Brasileira de Química premia professores da UFABC

Reunião da Sociedade Brasileira de Química premia professores da UFABC

Publicado: Sexta, 18 de Abril de 2008, 10h18

Professores da Universidade conquistaram dois prêmios na amostra da 30ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química. Um foi na área Química de Materiais (Estudo Espectroscópio da Imobilização da Microperoxidade-11 em Filme Poroso de Silício) com participação dos professores Wendel Andrade Alves e Pablo Alejandro Fiorito. A outra premiação aconteceu na divisão Química Teórica (Utilização de Métodos Semi-Empíricos no Estudo de Materiais Biomiméticos) com trabalho de autoria da professora Paula Homem de Mello e que também contou com apoio dos professores Wendel, Pablo e Vani Xavier de Oliveira Jr.

Esses dois trabalhos fazem parte do projeto “Desenvolvimento de Nanomateriais para Uso em Biocélulas a Combustível”, que obteve aprovação no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A reunião da SBQ terminou no início de junho e conferiu prêmios em outras 23 categorias. O evento reuniu ao todo 2100 trabalhos, dos quais 18 painéis foram apresentados por docentes da UFABC nas diversas divisões temáticas do encontro. A colaboração dos alunos da universidade na elaboração desses trabalhos e a conferência plenária conduzida pelo professor Erik Leite Bastos também marcaram a participação da UFABC nesta edição da SBQ. As bancas avaliadoras contaram com a presença dos professores Mauro Coelho dos Santos, Pablo Alejandro Fiorito, Hugo Barbosa Suffredini e Wendel Andrade Alves.

Painéis Premiados
O trabalho premiado em Química de Materiais envolve pesquisas relacionadas com o emprego de novos componentes em nanoestruturas de biocombustíveis. O conceito defendido no painel enfoca o desempenho de determinados compostos na geração de energia, quando combinados com a glicose. Uma aplicação potencial desse estudo é o aperfeiçoamento de “baterias orgânicas” para marca-passos.

O painel vencedor em Química Teórica abordou um tema complementar do anterior. Trata-se da ativação eletroquímica de enzimas sobre a superfície de eletrodos e do transporte de íons por membranas celulares. O objetivo do estudo apresentado é buscar métodos mais econômicos de manipular essas reações químicas, geralmente dedicadas a sistemas de liberação controlada de fármacos no organismo e a produção de sensores de íons.

UFABC