Página inicial > Notícias > Revista mostra estudo de genealogia acadêmica com base em plataforma da UFABC

Revista mostra estudo de genealogia acadêmica com base em plataforma da UFABC

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 20h28

A edição de novembro da Pesquisa Fapesp traz matéria sobre estudo da genealogia acadêmica de 50 cientistas brasileiras na formação de pesquisadores. O trabalho foi produzido e divulgado em rede social pelo imunologista e pesquisador Helder Nakaya do Hospital Israelita Albert Einstein. O levantamento teve como base a Plataforma Acácia que, sediada na UFABC desde 2016, permite mapear a genealogia acadêmica por meio de dados extraídos do sistema Lattes.

O projeto mostra o legado de mulheres cientistas na orientação de alunos e na formação de novas gerações de pesquisadores. Os dados revelaram 32 mil pessoas que se orientaram diretamente por elas ou sob influência de seus ex-alunos. A matéria da revista traz depoimentos de algumas dessas 50 mulheres, falando do ineditismo desse tipo de análise, da qualidade dos pesquisadores presentes nas genealogias e da presença feminina nos diversos campos de conhecimento.

Recursos humanos

O professor Jesús Mena-Chalco da UFABC, responsável pela Plataforma Acácia, conta que a proposta inicial do sistema foi observar o pesquisador não como um produtor de artigos, mas como formador de recursos humanos. Segundo ele, os dados estão concentrados nas relações formais de orientação e possibilitam a realização de muitos estudos, principalmente os que envolvem analise de grupos e visualização de acadêmicos proeminentes em indicadores de genealogia baseados em grafos.

A matéria da Pesquisa Fapesp, que mostra a participação de mulheres em rede de orientações, representa apenas um exemplo de uso da Acácia. Mena-Chalco cita trabalhos como a construção de redes de genealogia acadêmica de uma instituição de pesquisa (trabalho em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz), construções visuais dos grafos de dados acadêmicos de cientistas e levantamentos para complementação curricular de professores/pesquisadores.

Atualmente, a Plataforma Acácia passa por trabalho de aperfeiçoamento em três frentes: atualização de conteúdo, adoção de mais indicadores e implementação de novas funções. "Em breve, lançaremos a versão baseada em currículos de outubro de 2021 e também vamos adicionar novos elementos gráficos, que facilitarão a realização de análises do progresso das formações/orientações de cada acadêmico" – explica Mena-Chalco. Ele revela que outra importante função que está nos planos de desenvolvimento é a permissão para busca por grupos de pessoas ou de identificadores Lattes.

Íntegra da matéria da Pesquisa Fapesp: Elas e seus discípulos.

Portal da Plataforma Acácia: plataforma-acacia.org.