Página inicial > Notícias > Sistema de Biblioteca da UFABC disponibiliza mais de 200 mil títulos digitais

Sistema de Biblioteca da UFABC disponibiliza mais de 200 mil títulos digitais

Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 09h35

Dando continuidade aos planos de ampliação de seu acervo digital, visando uma maior sustentabilidade, acesso, autonomia e conforto aos membros da Universidade, o Sistema de Biblioteca da UFABC iniciou o ano de 2021 com importantes novidades que permitem à comunidade o acesso a mais de 200 mil títulos nacionais e estrangeiros.

“Nós já vínhamos pensando e esquematizando a oferta de nossos serviços de maneira mais sustentável , porém com a pandemia essa necessidade foi fortalecida. A demanda por títulos digitais se tornou mais evidente e urgente, o que nos motivou a antecipar processos planejados.”, afirmou Maria do Carmo, Chefe da Biblioteca da UFABC.

Pensando nisso, em dezembro a Universidade passou a oferecer a “Minha Biblioteca”, plataforma que disponibiliza acesso a cerca de 9  mil títulos  digitais nacionais que atendem às áreas de formação da Instituição. Com acesso simples e fácil pelo SIGAA da UFABC,  a comunidade pode visualizar o catálogo de livros e montar sua lista de leituras.

No último dia 25 de fevereiro a Biblioteca organizou um treinamento para a utilização da ferramenta. Se você perdeu veja na íntegra no canal do YouTube da UFABC.

Além do “Minha Biblioteca”, no final do ano outro importante serviço foi disponibilizado à comunidade, a coleção completa da base Wiley Online Books, que conta com mais de 22 mil e-books internacionais de todas as áreas de conhecimento. O acesso à plataforma é realizado atualmente pelo Portal da Biblioteca (https://portal.biblioteca.ufabc.edu.br/), em Recursos Eletrônicos ou via Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br).

Por fim, a Biblioteca disponibiliza também o Pressreader, com acesso fácil a mais de 7.400 periódicos, entre jornais e revistas, de 92 países e 48 idiomas diferentes. Dentre os jornais nacionais estão: Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Estado de São Paulo, entre outros; assim como acesso aos internacionais: The Washington Post, Los Angeles Times, Clarin, El País, entre outros. O acesso ao Pressreader é realizado via https://www.pressreader.com/ com seu login institucional..

Neste mês em que celebramos o Dia do Bibliotecário, 12 de março, a Universidade comemora essas conquistas, resultado do esforço de uma equipe engajada em atender aos anseios e necessidades da comunidade UFABC nesse momento em que todos precisam se reinventar e repensar seu processo de aprendizagem.

E vem mais por aí.

Além de todas essas novidades, o Sistema de Biblioteca da UFABC vem trabalhando na ampliação do acesso a livros internacionais e também na customização de uma plataforma de busca integrada  que permitirá centralizar em uma única interface todo o acesso aos acervos digitais nacionais e internacionais, facilitando substancialmente a experiência do usuário.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC