Página inicial > Notícias > SiSU abre inscrição para ingresso na UFABC

SiSU abre inscrição para ingresso na UFABC

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2010, 10h49
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) entrou em funcionamento hoje (29). Nessa primeira etapa ocorrem as inscrições para ingresso nas instituições federais de ensino superior, que adotaram a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como fase única de processo seletivo em substituição ao vestibular. No caso da UFABC, os candidatos devem ficar atentos, pois o sistema apresenta apenas os dois bacharelados interdisciplinares (BI's) da instituição - Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H).
A relação dos cursos que os alunos podem escolher após a conclusão de um desses BIs fica omitida. Ao fazer a opção pelo BC&T ou pelo BC&H, é preciso observar a correspondência entre cada um deles e os cursos de formação específica que se sucedem - ver quadro abaixo.

A cada etapa do processo o candidato pode se inscrever em uma opção composta pelas escolhas de curso, período, instituição e campus. O sistema seleciona automaticamente os melhores classificados de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados têm um prazo para a confirmação da matrícula na instituição e as vagas eventualmente não ocupadas serão ofertadas na etapa seguinte.

A partir das 6 horas do sábado (30) o candidato poderá verificar se sua nota é suficiente para ingressar na escolha realizada. Até as 23h59 de 3 de fevereiro ele poderá, a qualquer momento, alterar a sua opção buscando a alternativa que mais lhe agrade dentre às que sua nota lhe dá acesso. Ao término desse processo o sistema gerará a lista completa com as opções finais obtidas pelos candidatos e as instituições se encarregarão dos procedimentos para matrícula. O MEC reabrirá o Sistema para preenchimento de vagas remanescentes em 15 de fevereiro e em 1º de março.

Correspondência dos Cursos Específicos por Opção de BI
Concluintes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia têm acesso aos seguintes cursos:
Engenharias:
Ambiental e Urbana
Aeroespacial
Bioengenharia
Energia
Materiais
Instrumentação, Automação e Robótica
Bacharelados:
Ciências Biológicas
Ciência da Computação